O Programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) formou, na noite deste sábado (26), 110 novos soldados mirins. Na formatura os bombeiros mirins receberam o gorro que marca a passagem dos alunos de 1º ano a graduação de soldado. Neste período eles participaram de disciplinas como Ética e Cidadania, Educação Ambiental, Produção de Textos, Atendimento Pré-Hospitalar, História e Cultura do RN. Desde sua criação o Programa já formou mais de 4 mil alunos.
Para o comandante-geral do CBMRN, coronel Monteiro, o Programa tem a aprovação da sociedade devido ao alto grau de compromisso e dedicação de todos que participam. “Ao investir no desenvolvimento desses jovens, estamos construindo um futuro mais seguro, consciente e solidário para todos. Bombeiro Mirim, Pequeno Herói, Grande Cidadão”, disse o coronel.
Bombeiro Mirim
Criado em 1989, o Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa de sucesso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), e tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças de 12 a 14 anos como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade de forma totalmente gratuita.
Além das atividades de bombeiro, como noções de combate a incêndios, noções de salvamento aquático, noções de salvamento em altura, nós e amarrações, Ordem unida e prevenção a acidentes domésticos, eles aprendem também Karatê, oficina de leitura e produção de textos, ética e cidadania, ensino religioso, além de ministrarem palestras para outras crianças nas comunidades circunvizinhas, multiplicando o conhecimento adquirido dentro do quartel. Durante o ano, também são realizadas aulas de campo, exposições e viagens pedagógicas.