Ao longo desta terça-feira, dia 17 de setembro, o reitor Rodrigo Codes manteve intensa agenda de audiências em Brasília, com o objetivo de articular demandas de interesse da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
A primeira parada, pela manhã, foi na Secretaria de Relações Institucionais do Palácio do Planalto, onde o novo gestor da Ufersa foi recebido pelo assessor técnico Elizeu Xavier Pinheiro Neto e pelo secretário-adjunto de Assuntos Federativos Margonari Marcos. Ao lado do pró-reitor de Planejamento da universidade, professor Domingues Fontenele, o reitor contextualizou o histórico da Ufersa e a sua importância para o desenvolvimento do Semiárido.
Ainda na Presidência, o reitor Codes pleiteou demandas relativas à suplementação orçamentária e à necessidade de ampliação no número de servidores efetivos. Essa demanda, de acordo com o reitor, considera o comparativo da situação e da atuação da Ufersa com as demais instituições federais de ensino superior (IFES).
Outras necessidades apresentadas por Rodrigo Codes incluíram ampliação do número de cargos de direção e funções gratificadas, contratação de mais professores substitutos e melhor aproveitamento dos recursos do PAC das Universidades.
Já no Ministério da Educação (MEC), a comitiva da Ufersa protocolou ofícios que seguirão para o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha. Também na terça-feira, o reitor foi recebido em audiência pelo secretário da Educação Superior (SESU/MEC), Alexandre Brasil, e pela coordenadora geral institucional substituta da pasta, Marta de Souza Costa.
“Em cada audiência, tratamos as nossas demandas, ponto a ponto, e estamos com a boa perspectiva de atendimento”, avalia o reitor Rodrigo Codes.