É possível a formação de uma frente ampla para disputar a Prefeitura de Mossoró nas eleições 2024? Para a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), a resposta é “sim”. No entanto, ela pondera que a proposta apresentada pelo PCdoB ainda é muito incipiente, que precisa ser compartilhada por todos aqueles que estejam comprometidos em construir um projeto para Mossoró.
A ex-prefeita entende que a ideia pode ganhar força se houver, realmente, a disposição de partidos e políticos para unificar a oposição. Rosalba reconhece que o presidente do comitê municipal do PCdoB, professor Paulinho Silva, foi preciso ao lançar a ideia, no sentido de despertar o processo que pode somar forças para a sucessão municipal.
“A frente ampla é uma ideia para que todos possam, com objetivo comum, compartilhar um espaço de debate para o bem de Mossoró. Vai oportunizar uma discussão ampla sobre a cidade, sobre o cenário político e, ao final, definir um projeto de governo”, disse a ex-prefeita em entrevista ao Jornal de Fato, por telefone.
Rosalba, porém, evitou cravar a participação do seu grupo político na frente proposta pelo PCdoB. “A ideia, repito, é interessante, mas como disse ainda muito incipiente, vamos analisar sobre a possível participação”, explica. Contudo, a ex-prefeita defendeu a união de forças não apenas para as eleições municipais do próximo ano, mas, principalmente, para discutir um projeto para o futuro de Mossoró.
Na sua opinião, a cidade vive um momento delicado, com os problemas se acumulando, principalmente em relação à infraestrutura nos bairros. A ex-prefeita faz referência a uma série de reportagens publicadas pela imprensa que mostra a buraqueira em bairros como Nova Mossoró, Vingt Rosado, Odete Rosado, Alto das Brisas e até no Nova Betânia, que é uma área mais elitizada da cidade.
Esse pensamento corrobora com Paulinho Silva. O presidente do PCdoB, ao lançar a ideia da frente ampla, afirmou que a frente não será um agrupamento de esquerda, mas uma frente para lutar contra o “descaso” com a população mossoroense, em referência à crise de administração. Por isso, Paulinho reforça que será preciso dialogar com todos os partidos e grupos políticos que estejam dispostos a compor o projeto.
Paulinho observou que a oposição não está se movimentando, mostra-se sem iniciativa, por isso, a decisão do PCdoB de tomar a frente do processo. Na quarta-feira, 4, em entrevista ao programa Meio-Dia TCM, da TCM 95FM, apresentado pelos jornalistas Carol Ribeiro e Vonúvio Praxedes, o dirigente afirmou que o PCdoB vai organizar reuniões sistemáticas para amadurecer este projeto. “Nós estávamos inquietos com o marasmo da oposição em ter uma organização sistemática nesse sentido, agora vamos lutar para unir forças em torno de um projeto em comum para Mossoró”, disse.
Ex-prefeita lembra aliança com PCdoB no início de sua trajetória
Rosalba Ciarlini abriu caminho para participar da frente ampla ao prestigiar as celebrações dos 101 anos do PCdoB, na noite de quinta-feira, 4, em Mossoró. A ex-prefeita fez parte da mesa que contou com representantes de partidos como o PT, PSB, Avante, União Brasil e Progressistas. Esses partidos fazem oposição à atual gestão municipal.
A sua presença causou repercussão nos bastidores da política e ocupou o noticiário e as redes sociais. Rosalba, porém, considerou natural a sua participação. “Foi um evento para celebrar os 101 anos do PCdoB, fui convidada pela direção do partido, e me senti bem à vontade ao lado de pessoas que fazem parte da minha trajetória política”, disse.
Rosalba citou o ex-senador Inácio Arruda, líder do PCdoB no Ceará. Os dois somaram lutas juntos no Senado Federal. “Quando fui senadora, Inácio Arruda também era senador. Nós lutamos, naquele momento, para que o governo federal incluísse a duplicação da BR-304 no plano de investimentos das rodovias federais. Temos isso em comum e foi muito bom reencontrá-lo agora”, comentou.
A ex-prefeita também ressaltou que a sua primeira gestão na Prefeitura de Mossoró teve o apoio e a participação direta do PCdoB. “O professor João Batista Xavier foi o nosso chefe de Gabinete”, disse, ao recordar que na época ela era filiada ao PDT de Leonel Brizola.
“Nas eleições de 1992, o nosso candidato a prefeito Luiz Pinto teve como vice João Batista Xavier, indicado pelo PCdoB”, disse. Inclusive, ao falar na festa dos 101 anos do PCdoB, Rosalba relembrou nomes importantes da história de luta do partido em Mossoró como Joel Paulista, José Barbalho, Lourival de Góis, Zé Gago, entre tantos outros.
“Foi uma noite importante, em que nos sentimos bem acolhidos. A democracia se faz com diálogo, inclusive, em encontro de opostos”, disse. A ex-prefeita também ressaltou que o ambiente de esquerda não é uma novidade na sua trajetória política. Em 2000, Rosalba apoiou a primeira eleição do presidente Lula (PT); e agora em 2022, apoiou a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).