A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal, Samanda Alves, foram eleitas neste domingo, 6, para a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte. Elas encabeçam a chapa “Coragem e Esperança”, vencedora do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, realizado em 91 municípios potiguares.
Em Mossoró, a professora Ana Morais foi eleita presidente com 100% dos votos. Ela sucederá no cargo a deputado Isolda, que presidia o Diário Municipal desde 2022.
O PED mobilizou cerca de 7 mil filiados no Rio Grande do Norte. A chapa encabeçada por Samanda e Isolda obteve mais de 60% dos votos válidos, superando a candidatura da deputada estadual Divaneide Basílio, que também concorria à presidência da sigla.
A candidatura de Divaneide contou com o apoio dos deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides. Já a chapa vencedora foi apoiada pelo deputado estadual Francisco do PT, líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALRN).
O modelo de gestão adotado será compartilhado: Samanda assumirá a presidência pelos dois primeiros anos e Isolda nos dois últimos, ao longo do mandato de quatro anos. Elas irão suceder o ex-deputado estadual Júnior Souto no comando do partido no RN.