A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19 na Região Oeste, polarizada pelo município de Mossoró, encontrava-se zerada nesta terça-feira (13). A informação constava no Regula RN, portal que acompanha em tempo real a situação dos leitos críticos no Rio Grande do Norte.
De acordo com a plataforma, a taxa de ocupação deste perfil de leito na região era de 0%, sendo o menor índice registrado das demais regiões potiguares medidas pelo monitoramento. O Seridó estava com 20% de ocupação de leitos e a Região Metropolitana com 35,3%. A taxa geral de leitos críticos em todo o território potiguar era de 26,5% até o fechamento desta edição.
A Central de Regulação do Oeste (CRO), que é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 2ª Mossoró, 6ª Pau dos Ferros e 8ª Açu, estava com 9 leitos críticos e 6 clínicos disponíveis. A região não tinha pacientes com perfil de leitos crítico e clínico aguardando avaliação do prestador/hospital e nem de transporte.
A Central Metropolitana de Regulação (CMR) é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 1ª São José de Mipibu, 3ª João Câmara, 4ª Caicó, 5ª Santa Cruz e 7ª Metropolitana. Nela havia 18 leitos críticos disponíveis e 29 de enfermaria vagos. A CMR tinha um paciente com perfil de leito clínico na lista e um com perfil de leito crítico aguardando transporte.
HOSPITAIS OESTE
Ainda de acordo com o Regula RN, somente um dos três leitos instalados no Hospital Wilson Rosado (HWR), em Mossoró, para o tratamento da Covid-19 e monitorado pelo portal estava ocupado. Já os quatro leitos críticos e seis clínicos instalados no momento no Hospital Rafael Fernandes (HRF), também em Mossoró, estavam sem pacientes em tratamento contra a doença.
O Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, estava com os três leitos de UTI vagos. Já o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, tinha os dois leitos críticos também disponíveis.
RIO GRANDE DO NORTE
O portal também destacava que o percentual de leitos críticos em todo o RN estava em 49%. Dos 55 leitos de UTI instalados no momento, 27 estavam disponíveis. O índice de leitos ocupados era de 23,64%, ou 13 leitos com pacientes em tratamento da doença.
O Rio Grande do Norte contava ainda com 35 leitos clínicos disponíveis. O número corresponde a 68,63%. Havia somente 2 leitos ocupados com pessoas se tratando contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença.
RN não registra óbito por Covid-19 em 24 horas
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) atualizou os dados sobre a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte e informou que nas últimas 24 horas anteriores à compilação dos números não houve o registro de morte pela doença. O número consta no boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (13).
Desde o início do período pandêmico, em março de 2020, o RN contabiliza 8.451 vítimas do SARS-CoV-2, vírus causador da doença. O estado acumula no momento 1.001 óbitos em investigação e outros 1.700 já descartados para a Covid-19.
Também nas últimas 24 horas o Rio Grande do Norte notificou e confirmou 37 novos casos da doença. No total, o RN soma 553.171 casos confirmados. Ainda de acordo com a Sesap, são 338 casos suspeitos.
O RN tem ainda 544.032 casos recuperados, 688 casos em acompanhamento e 1.048.398 descartados.