Durante o período de avaliação pode ocorrer a presença de água ao longo do trecho na BR-405

O Governo do RN, através da Caern iniciou os testes da adutora Apodi-Mossoró. A tubulação assentada no trecho entre o Sítio Carrasco, em Apodi, e a segunda maior cidade do Estado está sendo operada de forma experimental. A previsão é que os testes ocorram durante os próximos meses. Como é um sistema novo, e de grande porte, precisa passar por ajustes até que esteja funcionando dentro da normalidade esperada e seja incorporado à rotina operacional da cidade.
O sistema Apodi-Mossoró foi projetado para enviar, quando estiver operando em sua capacidade plena, até 1,1 milhão de litros por hora. O envio em sua totalidade será garantido com a entrada em operação do reservatório do bairro Bela Vista, que estará pronto no primeiro semestre de 2026.
Nesta fase atual da obra, a adutora Apodi-Mossoró recebeu o investimento de R$ 82 milhões. Ela vai assegurar água para a segunda maior cidade do Estado, oferecendo garantia hídrica e diminuindo a dependência dos poços.
INÍCIO DOS TESTES
A adutora começou a ser testada com envio de água pela tubulação que sai do Sítio Carrasco e entra em Mossoró, pela zona rural do Jucuri. Neste primeiro momento, estão em operação dois poços do Sítio Carrasco, que correspondem a 25% da vazão total da adutora. O objetivo é testar o funcionamento da tubulação.
“A previsão é que os testes para retirada de vazamentos ou adequações de equipamentos durem dois meses”, explica o diretor de Empreendimentos da Caern Fábio Siqueira.
A complexidade do sistema exige dedicação dos técnicos que avaliarão cada equipamento. Trabalho minucioso de análise dos resultados obtidos a cada dia.* Todos os 63 quilômetros de tubulação também estarão sendo vistoriados. Em alguns momentos, poderá haverá escape de água, o que será prontamente resolvido. “Se a população presenciar água no trecho pode ser fruto dos testes que estamos realizando”, informa Fábio.
No primeiro momento, a expectativa é que cheguem a Mossoró cerca de 300 mil litros de água por hora, após a conclusão da primeira fase de testes. Este volume de água vai garantir o reforço do abastecimento dos bairros Bela Vista, Cidade Nova e Pousada das Thermas.
