O Conselho Superior da Ufersa aprovou a criação do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental para o campus de Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). Com três anos ou seis períodos de duração, a formação será a primeira desta modalidade na Ufersa, com previsão de funcionamento no turno diurno e com 30 vagas por turma, que serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
“Este curso chega em Angicos em um momento de grande demanda na área ambiental, causada pela chegada de empresas de energias renováveis, especialmente as de energias eólica e solar, aqui no Estado”, pontua o diretor do campus de Angicos, professor Samuel Rosa. “Assim, o curso traz a possibilidade de qualificação profissional e formação continuada para atuação neste setor”, complementa ele, que destaca também a demanda observada desde a pandemia de Covid-19 por cursos de menor duração. “Acreditamos que cursos de menor duração podem ter mais apelo para atrair os jovens novamente à universidade, especialmente aqueles focados no que o mercado de trabalho está precisando”, destaca.
O tecnológo em Gestão Ambiental tem competência para atuar em atividades de: planejamento, gestão, diagnóstico e proposição de medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas; coordenação de equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental; elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental; e realização de vistorias, perícias, avaliações e emissão de laudos e pareceres técnicos em sua área de formação.