A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vai celebrar, no próximo dia 29, sua tradicional Assembleia Universitária com a entrega de honrarias a personalidades de destaque.
A professora Isaura Amélia será agraciada com a Medalha Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, uma das maiores comendas concedidas pela instituição.
Isaura foi secretária municipal de Cultura, de Mossoro e de Natal, diretora da Fundação José Augusto, secretária de Cultura em vários governos, presidente da Fundação de Pesquisa e da Educação Estadual. Isaura é autora de livros e organizadora de mais de 100 bibliotecas pelo RN. Além disso, é membro da Academia Norte Riograndense de Letras.
Isaura Amélia idealizou e instalou a Pinacoteca e Memorial da UFERSA que está completando um ano, entregando em comodato mais de 1.111 obras de arte que contam a história das artes plásticas do RN.
A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e contribuição à universidade e à educação na região semiárida.
Mais homenagem
A Ufersa também concederá o Título de Doutora Honoris Causa a Marina Silva, ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Federal.
Já o Título de “Professor Emérito” será entregue ao professor doutor José Espínola Sobrinho, aposentado do quadro da Ufersa.
Na mesma solenidade será entregue o Diploma de Mérito Administrativo para os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos, indicado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), e Marcus Vinicius Herculano Rocha, indicado pelas pró-reitorias de Administração e Gestão de Pessoas. O terceiro nome é o do professor Josivan Barbosa Menezes Feitosa, ex-reitor, também indicado pelo CCSAH.
As comendas e honrarias serão entregues no dia 29 de agosto, durante a Assembleia Universitária, às 19h, no Requinte Buffet, em celebração pelos 20 anos de transformação da ESAM em UFERSA.