O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União – DOU da última sexta-feira, dia 5 de dezembro, a Portaria MEC Nº 812, de 4 de dezembro de 2025, que redistribui Cargos de Direção – CD e Funções Gratificadas – FG para as Universidades Federais.
A Ufersa está contemplada com 44 novas rubricas, distribuídas em 3 novas CD-3; 12 CD-4; 3 FG-1 e 26 novas FG-2. Esse montante coloca a Ufersa na quinta posição entre as universidades federais do Norte e Nordeste que mais receberam FG’s e CD’s (UFPE, 64; UFAL, 61; UFCG, 49; UFAM, 51).
Na avaliação do professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, a conquista significa uma reparação histórica pela simetria na distribuição de funções e cargos para a gestão da universidade.
“Assim que assumimos a gestão da Ufersa, uma das prioridades foi elaborar um trabalho técnico quanto ao dimensionamento do nosso atual quadro. Apresentamos esse diagnóstico em todas as oportunidades que tivemos no Ministério da Educação e o ministro Camilo Santana e a equipe do MEC sempre se mostraram sensíveis ao nosso pleito, o que se concretiza com a publicação no DOU”, explica Codes.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas da Ufersa, Rannah Munay, detalha que as novas funções e cargos deverão contemplar setores sensíveis para funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas. “Estamos trabalhando nas indicações de modo a contemplar as demandas mais urgentes no funcionamento da instituição, considerando ainda questões técnicas e de valorização dos nossos servidores e servidoras”.
Conquistas – O aporte para o quadro de servidores publicado no DOU do dia 05/12 se soma a outras conquistas acumuladas pela Ufersa ao longo deste ano de 2025. Em outubro, o MEC anunciou a primeira leva de redistribuições de funções e cargos, o que permitiu à gestão contemplar todas as coordenações dos atuais cursos de graduação com gratificação, pela primeira vez.
Ainda no mesmo mês, o Governo Federal publicou uma portaria ampliando o número de cargos para professores e técnicos-administrativos e a Ufersa está contemplada com 52 novos códigos de vagas, sendo dez para Professor do Magistério Superior; e 42 novas vagas de técnicos distribuídas entre os níveis superior e médio nas mais diferentes áreas de atuação.
“Temos empenhado todo nosso esforço para corrigir as distorções e incentivar a carreira de lideranças nos mais diferentes postos de atuação acadêmico e administrativo da Ufersa. Isso passa diretamente pela conquista de mais cargos para concurso e também de mais incentivo por meio de funções e cargos para aprimorarmos os serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade”, celebra o reitor Rodrigo Codes.