Etapa inicial envolveu 31 turmas com 623 estudantes de 22 escolas públicas
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reconhece as ações do Governo do RN, através do programa “Caminhos da aprendizagem- avexados para aprender” que atua para combater o atraso de crianças com dois anos ou mais de idade em relação à série escolar. Nesta quinta-feira, 08, a governadora Fátima Bezerra recebeu representantes do UNICEF que elogiaram a iniciativa da gestão estadual e anunciaram o interesse em continuar apoiando o programa e sua ampliação.
“Com certeza vamos manter e ampliar o programa para 2023. O UNICEF reconhece a dedicação da nossa equipe e vai continuar nos apoiando. A pandemia da Covid agravou o atraso escolar, mas estamos dando respostas, trabalhando para manter os alunos na escola e ampliar a aprendizagem”, afirmou Fátima Bezerra.
Secretário de Estado da Educação e Cultura (Seec), Getúlio Marques destacou que as medidas propostas pelo UNICEF já estavam incluídas no plano do Governo do Estado e o apoio do órgão veio a somar. O secretário destacou os slogans adotados no programa “Fora da escola não pode” e “Na escola sem aprender também não pode”, e declarou que “o sucesso das ações pode ser mensurado pelo fato do Rio Grande do Norte ser hoje um dos quatro Estados brasileiros que mais aprenderam em matemática e português”.
A oficial de Educação e coordenadora da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar UNICEF, Erundina Silva disse que o órgão quer, junto com a administração estadual, chegar a mais municípios e escolas em 2023. “O objetivo conjunto é enfrentar a cultura do fracasso escolar”, declarou Erundina.
Especialista em Educação do UNICEF, Veronica Bezerra disse que com o programa “Caminhos da aprendizagem “aprendemos que é preciso ter pressa e atender cada menino e cada menina”.
O coordenador do UNICEF para o semiárido brasileiro, professor Dennis Lars enfatizou que “ficamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte e queremos continuar com esta parceria para melhorar o atendimento aos alunos e recuperar o atraso no aprendizado”.
O primeiro ciclo do “Caminhos da aprendizagem – avexados para aprender” envolveu 31 turmas e 623 estudantes de 22 escolas públicas das redes estadual e municipal em 16 cidades (Afonso Bezerra, Baraúna, Caiçara do Norte, Caicó, Canguaretama, Cerro Corá, Extremoz, Galinhos, Lagoa de Velhos, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pedro Avelino, Pureza e Touros). Também estão engajados 167 profissionais da educação e 38 coordenadores pedagógicos.
Na audiência com representante do UNICEF a Governadora esteve acompanhada também da secretária adjunta da Educação, Márcia Gurgel, do subsecretário, Álvaro Bezerra e da coordenadora de desenvolvimento escolar, Glaciares Pinheiro.