Os professores da rede estadual aceitaram a última proposta do Governo do RN para implantação do novo piso salarial e aprovaram o encerramento greve. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 12, em assembleia no Clube Albatroz, em Natal.
A proposta de encerramento da greve, sugerida pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN), recebeu 272 votos, superando os 180 professores e professores que votaram pela continuidade do movimento.A greve já durada quase 40 dias.
A categoria concordou em aceitar a última proposta oferecida pelo Governo do Estado:
– Aplicação de 14,95% em abril (em folha suplementar) para os professores que ganham abaixo do Piso, retroativo a janeiro;
– Aplicação de 7,21% em maio para todos que já recebem acima do Piso (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
– Aplicação de 3,69% em novembro; (ativos, aposentados e pensionistas com paridade);
– Aplicação de 3,49% em dezembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade); e
– Retroativo quitado em 8 parcelas, entre maio e dezembro de 2024, contemplando ativos, aposentados e pensionistas com paridade
Com o fim da greve, os professores retomam o trabalho nas salas de aula a partir da quinta-feira, 13.
Para o coordenador geral do SINTE/RN, professor Bruno Vital, a decisão da categoria foi a mais sensata para o momento, tendo em vista a baixa adesão dos professores e as reiteradas propostas do governo que já havia sinalizado não haver abertura para proposição diferente.
Contudo, Bruno reforça que a finalização da greve não traz o sentimento de derrota e destaca que houve ganhos importantes, como o avanço nos projetos de Lei do Porte das Escolas, das Escolas em Tempo Integral, do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Funcionários e a realização do Concurso Público.