O vereador Professor Francisco Carlos convocou a sociedade mossoroense para participar das discussões sobre o Projeto da Gestão Democrática das escolas municipais, que o parlamentar protocolou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (18). O edil informou que vai abrir uma consulta pública a partir da próxima semana em suas redes sociais e em seu site oficial, para dar voz e oportunidade dos mossoroenses, especialmente os educadores, contribuírem diretamente na construção desse projeto.
O Projeto de Gestão Democrática prevê, entre outros pontos, a escolha direta por meio de voto dos diretores escolares, com o objetivo de melhorar a qualidade da gestão escolar e, por conseguinte, do ensino no âmbito municipal.
Francisco Carlos explicou que não há mais a necessidade de discussão sobre legalidade ou importância da gestão democrática, pois existe ampla fundamentação na legislação nacional e no Plano Municipal de Educação. Por outro lado, a sociedade e o movimento educacional compreendem o quanto a iniciativa é necessária. Como se não bastasse, consta no Programa de Governo da atual gestão o compromisso do prefeito com essa implementação. Agora, segundo o Professor Francisco Carlos, é preciso discutir a efetivação da Gestão Democrática e como ela pode funcionar na prática.
“A primeira versão desse projeto de Gestão Democrática foi apresentada à Câmara Municipal no ano passado, pela então prefeita Rosalba Ciarlini. Mas, a Câmara Municipal acabou não aprovando a tramitação em regime de urgência, alegando, na ocasião, que a Casa estava no final da legislatura e que o projeto deveria ser melhor discutido neste ano de 2021. Contudo, logo no início do ano, o prefeito Allyson Bezerra recolheu o projeto, não apresentando outra proposta. Estamos no mês de agosto, sem que uma nova proposta tenha sido apresentada e sem que essa discussão tenha sido retomada. Não podemos retardar mais essa discussão.”, afirmou o Professor.