O vice-governador Walter Alves esteve reunido na quarta-feira (4) com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para reivindicar obras importantes para a população e economia potiguares, como a duplicação da BR-304, que é o corredor viário mais importante do RN.
O ministro assegurou a Walter Alves que essa obra é prioridade e deverá ser iniciada em 2025. “Meu vice-governador, Walter Alves, nós estamos elaborando o projeto. O presidente Lula colocou essa obra no PAC e nós esperamos finalizar o projeto e licitar para, no próximo ano, a gente iniciar essa obra da duplicação da BR 304”, explicou o ministro.
Ele acrescentou que a obra será iniciada por dois trechos, um em Natal e outro em Mossoró. “Isso vai impulsionar o desenvolvimento, e a sua presença aqui, o seu acompanhamento, a sua dedicação, Walter, são fundamentais para que a gente leve isso adiante. Eu queria dizer a todo o povo potiguar que nós estamos trabalhando aqui no Ministério dos Transportes para realizar esse sonho”, afirmou Renan Filho.
O ministro deu ainda uma outra informação importante com relação à obra de reconstrução da ponte que foi derrubada pelas chuvas na BR-304, nas proximidades de Lajes. Segundo ele, em breve a obra será entregue.
“Nós vamos juntos entregar e vistoriar outras obras, também, do estado, para seguir priorizando os investimentos no Rio Grande do Norte, que é o que o presidente Lula deseja que a gente faça. E estamos juntos. Conte comigo”, disse.
Walter Alves agradeceu o empenho e a atenção do ministro com relação ao Rio Grande do Norte e elogiou o desempenho do trabalho desenvolvido pelo Ministério. “A sua gestão, Renan, lá no Rio Grande do Norte, nas estradas federais, quase duplicou os investimentos, em comparação à anterior”, destacou.
Com relação à duplicação da BR-304, Walter Alves, disse que manterá esse trabalho de lutar pelos interesses do RN em Brasília, atuando, em especial, àqueles ministérios que são administrados por membros do MDB.
“É uma obra, ministro Renan, importantíssima para o futuro do nosso estado, para a economia, para o turismo. Por isso que eu venho reiterar, pedir, focar, vamos para a luta, porque esse sonho tem que ser realizado”, afirmou.
Investimentos
Em 2024, o Ministério dos Transportes já havia investido cerca de R$360 milhões na infraestrutura do Rio Grande do Norte. Visitando o RN ao lado do presidente Lula, em outubro, o ministro anunciou inclusive a construção das defensas para a ponte Newton Navarro, um investimento de R$ 47 milhões.
Os investimentos do Ministério dos Transportes geraram resultados. O Índice de Condição de Manutenção (ICM) da malha rodoviária do Rio Grande do Norte atingiu recorde na série histórica desde 2016, passando de 69% em boas condições no ano de 2022 para 82% de rodovias federais em bom estado de conservação em agosto de 2024.