Mossoró viveu, neste sábado, um momento histórico para a cultura potiguar com a abertura do VIII Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, realizado na Pinacoteca e Memorial da Ufersa/Esam. O evento reuniu cerca de 200 convidados, entre eles autoridades, artistas, intelectuais e admiradores das artes visuais, consolidando-se como um dos maiores encontros de artes plásticas do Rio Grande do Norte. O salão segue aberto até 30 de setembro na PIM/Ufersa.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades políticas e culturais, com nomes expressivos da cena artística de Mossoró, além de artistas vindos de Natal e até de Fortaleza, demonstrando o alcance regional do evento.
Durante a cerimônia, houve visita guiada conduzida pelo curador professor Manoel Onofre, que apresentou ao público as obras e destacou a relevância dos artistas mossoroenses. “Cada artista local teve a oportunidade de falar sobre seu processo criativo e compartilhar um pouco da trajetória que deu origem às obras expostas”, destacou Isaura Amélia Rosado, colaboradora da Sociedade Amigos da Pinacoteca, que realiza o Salão, representou o Presidente da SAPP, médico e artista Iaperi Araújo.
O momento foi marcado ainda por intervenções poéticas com homenagens aos diversos artistas plásticos, entre eles Alfredo Neves, Iaperi Araújo e Dorian Gray Caldas, reforçando a integração entre literatura e artes visuais.
Outro ponto alto foi o lançamento da 11ª edição da Revista Paleta e do catálogo oficial do salão, apresentados pelo artista Alfredo Neves. As publicações reúnem críticas, análises e registros das obras participantes, contribuindo para a memória e valorização da arte potiguar.
Com uma presença maciça de artistas — cerca de 80 participaram ativamente da abertura —, o VIII Salão Dorian Gray de Arte Potiguar reafirma sua vocação de ser um espaço de diálogo, reflexão e difusão cultural, aproximando o público da diversidade e riqueza da produção artística do estado.
Dentre as autoridades presentes o reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, a diretora da Pinacoteca, Tamms Morais, o ex-deputado Beto Rosado, a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, os arquitetos Carlos Mendes e Eduardo Falcão, esse também ex-secretário de Cultura. Presentes também Francisco Carlos, ex-vereador, Gustavo Rosado, ex-secretário de Cultura, representantes do Banco do Nordeste, ex-reitor da Ufersa Arimateia Matos, pró-reitora de Extensão da Ufersa Vânia Porto, membro da Academia Norte Riograndense de Letras Professor Coquinho que no ato representava o Presidente Diógenes da Cunha Lima.