Natural de Araripina/PE, sétimo bispo de Mossoró substituirá o italiano Dom Mariano Manzana
Em um momento histórico, com a presença de mais de vinte outros bispos, cerca de cem padres, diáconos, seminaristas, autoridades e a governadora do Estado, Fátima Bezerra, Mossoró acolheu e empossou neste sábado (17) no adro da Catedral de Santa Luzia, Dom Francisco de Sales Alencar Batista como seu sétimo bispo.
A posse canônica contou com a celebração de uma missa conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso, no adro da catedral de Santa Luzia, sob forte emoção diante de uma multidão.
A solenidade foi aberta com a leitura da bula (documento) do Papa Francisco pelo Colégio de Consultores, nomeando Dom Francisco de Sales como bispo da Diocese de Mossoró em substituição a Dom Mariano Manzana, que ocupava a função desde 2004.
A governadora Fátima Bezerra, saudou o novo bispo lhe entregando uma bandeira do Rio Grande do Norte e uma imagem de Nossa Senhora do Carmo e também lembrou o legado de Dom Mariano.
“Damos as boas-vindas ao senhor, Dom Francisco, com nosso coração tomado de felicidade de recebê-lo nesta casa. O senhor chega trazendo muita vida para todos nós, sem deixar de reconhecer também o legado tão inspirador deixado por Dom Mariano Manzana, como exemplo de fé, pela vida sacerdotal, pela missão cumprida à frente dessa Diocese ao longo de quase vinte anos, pautada pelos princípios da solidariedade, pelo respeito de pelo amor ao próximo.” Exaltou a governadora.
A mãe de Dom Francisco, dona Noêmia Batista e sua irmã Socorro Batista, também estiveram na solenidade e, emocionadas, expressaram o momento de emoção.
“É um momento importante para todos nós, inclusive os ararapinenses. Só temos a agradecer a Deus e pedimos a todos que o acolha em seus corações e que Deus os abençoe também”, comentaram.
Também estiveram presentes na solenidade de posse a senadora Zenaide Maia; a deputada estadual Isolda Dantas; o deputado estadual Dr. Bernardo; a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicilia Maia; o Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social; Coronel Araújo; a diretora da 12ª DIREC, Ana Morais; o secretário adjunto da Casa Civil, Ivanilson Maia; o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim e a prefeita de Baraúna Divanize Oliveira.
Rito
A programação seguiu o ritual religioso de entrega do báculo (cajado) ao novo bispo por Dom João como um gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo diocesano. Dom Francisco entrou na Catedral para um momento de Adoração ao Santíssimo e depois aos pés da imagem de Santa Luzia pediu a sua intercessão.
O novo bispo
Dom Francisco de Sales Alencar Batista, nasceu em 17 de abril de 1968 em Araripina/PE. É da Ordem dos Freis Carmelitas e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Diocesano de Mossoró em 18 de novembro de 2023, após a renúncia e indicação do então bispo de Mossoró Dom Mariano Manzana, ao completar 75 anos. Até o ano passado, Dom Francisco ocupava então o bispado da cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, tendo assumido no ano de 2016.
FOTOS: Carlos Costa.