Mossoró vive uma semana especial. O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia se tornou palco de uma grande ação de solidariedade e cuidado com o próximo. A Operação Sorriso, organização humanitária internacional, está realizando atendimentos e cirurgias gratuitas em crianças com fissura labiopalatina, reunindo uma equipe multidisciplinar com cerca de 60 profissionais voluntários, entre cirurgiões, enfermeiras, anestesistas, pediatras, psicólogas, odontologistas e fonoaudiólogas.
Pela primeira vez, a missão acontece no Hospital da Mulher, unidade estadual com estrutura moderna e equipamentos de ponta, ideal para acolher esse tipo de ação. Além do centro cirúrgico, o hospital também está funcionando com a parte ambulatorial, oferecendo estrutura adequada para a realização da triagem, avaliação e encaminhamento dos pacientes — etapas fundamentais para a segurança e o sucesso do tratamento.
Segundo Cristina Murasco, diretora executiva da Operação Sorriso no Brasil, a mudança do local habitual da missão, o Hospital Wilson Rosado, se deu por questões de agenda e também por uma feliz coincidência.
“Precisávamos realizar a missão em maio e o Wilson Rosado, nosso parceiro de longa data, não estava disponível neste período. Foi então que se abriu essa oportunidade de realizar no Hospital da Mulher, o que casou perfeitamente com nosso objetivo de realizar aqui uma edição do programa internacional ‘Mulheres na Medicina’. Um projeto que valoriza e fortalece a liderança feminina na área da saúde, promovendo o protagonismo das mulheres em um setor que, apesar de majoritariamente feminino, ainda carece de mais mulheres em posições de liderança”, explicou Cristina.
A diretora também destacou a excelência da estrutura e a receptividade da equipe do hospital. “Esse hospital é um presente. Tudo é novo, os equipamentos são de primeira linha e a equipe nos recebeu de braços abertos. A cidade de Mossoró sempre foi muito acolhedora com a Operação Sorriso, e agora temos mais esse parceiro incrível para continuar transformando vidas.”
Durante o mutirão, a expectativa é realizar entre 40 e 50 cirurgias, além de dezenas de atendimentos em outras especialidades. Cerca de 70 a 80 famílias estão passando pela triagem. Uma delas é a de Paula, mãe de uma menina que será atendida pela equipe. Vinda de São Bento, na Paraíba, ela compartilha a emoção de viver esse momento.
Também presente na triagem, Luzia, da cidade de Apodi, celebrou o reencontro com a equipe. “A minha felicidade hoje é imensa. Me sinto muito grata por estar participando novamente da triagem. Minha filha já fez três cirurgias com a equipe e, agora, está sendo avaliada para o enxerto. Fomos muito bem acolhidas aqui no Hospital da Mulher e só tenho a agradecer.”
A Operação Sorriso segue até o fim da semana em Mossoró, deixando uma marca de empatia, amor e transformação que vai muito além da cirurgia. Para muitas famílias, o sorriso que será conquistado representa um novo começo.
Fotos de Carlos Costa










