Por Amina Costa / Jornal de Fato
No Brasil, o Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado neste 25 de novembro, uma data dedicada a reconhecer a importância de quem doa e a reforçar o compromisso com a doação voluntária. O Dia Nacional está incluído nas programações especiais da Semana do Doador de Sangue, que começou nesta segunda-feira, 24, e seguirá até o dia 29 de novembro.
Durante o período, será realizada uma série de ações voltadas para homenagear voluntários, atrair novos doadores e reforçar a importância da doação regular para manutenção dos estoques de sangue no Rio Grande do Norte. Para celebrar a data, o Hemocentro de Mossoró vai realizar uma programação especial nesta terça-feira, com ações de acolhida para os doadores.
A assistente social do Hemocentro, Rosenilda Oliveira, conversou com a reportagem do JORNAL DE FATO e falou que as pessoas que forem doar sangue nesta terça-feira terão uma recepção especial. “Será um dia de acolhimento ao doador, com café da manhã e chá da tarde. vamos promover um momento festivo para os doadores que vierem até o Hemocentro de Mossoró nesta terça-feira, 25”, comenta.
Além das ações promovidas neste Dia Nacional, o Hemocentro também vem realizando campanhas externas junto às empresas e prefeituras das cidades vizinhas, com o objetivo de aumentar o número de doadores. “Nós realizamos durante todo ano as campanhas junto às empresas e prefeituras vizinhas, e nesta semana elas serão potencializadas”, disse.
Questionada sobre os níveis atuais do estoque de sangue, Rosenilda Oliveira informou que, embora o estado não seja crítico, o Hemocentro realiza diariamente o balanço para evitar que falte algum tipo sanguíneo. “O estado não é crítico, mas os tipos sanguíneos negativos estão sempre abaixo do esperado, porque eles sempre têm maior demanda. Mas o Hemocentro está sempre avaliando o estoque e buscando por doadores para evitar que falte algum tipo sanguíneo”, afirma.
Rosenilda Oliveira fala ainda que a proximidade com o período de fim de ano sempre acende um alerta em relação aos estoques de sangue. “Estamos chegando ao fim do ano e nós já começamos a perceber que o número de doações já está diminuindo. Nessa época sempre identificamos essa queda e é nesse período que ampliamos nossas campanhas e convocamos aquelas pessoas que não doam há algum tempo”, relatou.
O Hemocentro de Mossoró funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados, das 7h às 17h.
O local é responsável por abastecer toda a rede hospitalar pública e privada de 27 municípios da região Oeste e do Vale do Açu. A alta cobertura tem gerado uma demanda superior ao que está sendo doado. Para que a unidade consiga manter um estoque de sangue suficiente para atender a demanda, precisa receber uma média de 50 a 60 doações diárias. Durante a semana, a média de doações registradas tem sido entre 30 a 35 doações, ou seja, a metade do ideal.
Para estar apto a doar, é necessário:
– Apresentar documento oficial com foto;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados dos pais);
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar bem alimentado e em boas condições de saúde;
– Não estar gripado ou tomando medicamentos que possam comprometer a doação;
– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
– Não ter feito endoscopia nos últimos seis meses;
– Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
– Não ter passado por cirurgias recentes;
– Não estar exposto a situações de risco, como sexo desprotegido ou uso de drogas.