recitação de terços, realização de missas, novenas, louvores, e caminhadas da Igreja Matriz, em São Gonçalo do Amarante, até o Santuário dos Mártires, na Comunidade de Uruaçú. O evento contou com a participação de devotos vindos em caravanas de todas as regiões do estado do Rio Grande do Norte. O dia 03 de outubro, último dia de festa, é feriado estadual.
Neste último dia foi celebrada a missa solene, presidida pelo Arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, com a presença da governadora Fátima Bezerra, na Fazenda Carnaubinha, onde se encontra o Monumento aos Santos Mártires, um ambiente de beleza natural e aura mística. O governo do estado apoiou a festa com a contratação do Quinteto Violado e apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto.
Acompanharam a governadora a secretária Íris Oliveira (Sethas), Lyane Ramalho (Sesap), e os secretários Sílvio Torquato (Sedec), Cipriano Maia (Sesap) Mário Manso (Idiarn), João Maria Cavalcanti (SEMARH), Crispiniano Neto e Fábio Henrique da Fundação José Augusto (FJA).
Também participaram do evento a senadora Zenaide Maia, o prefeito de São Gonçalo do Amarante Eraldo Paiva, o ex-secretario de Desenvolvimento Econõmico Jaime Calado; a Desembargadora Zeneide Bezerra, vice-presidente do Tribunal de Justiça; Dom Jaime Vieira Rocha, o arcebispo metropolitano; Juíza Fátima Soares, titular da 9ª Vara da Família; o Deputado Federal eleito Fernando Mineiro e as deputadas estaduais eleitas Divaneide Basílio e Terezinha Maia, além da presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, Vereadora Valda Siqueira.
História
Em 1965, o Rio Grande do Norte foi palco de um massacre dirigido a fiéis católicos. Durante a invasão holandesa ao nordeste brasileiro, exatamente no dia 16 de julho, em Cunhaú, 69 pessoas foram assassinadas dentro de uma igreja, na hora da missa. Posteriormente, no dia 03 de outubro, houve outro massacre, desta vez em Uruaçú, quando 79 pessoas foram trucidadas.
Torturados e massacrados até a morte nestes dois episódios, a Igreja Católica reconheceu o martírio com a beatificação e a canonização dos fiéis mortos. A beatificação veio no dia 5 de março de 2000, em Roma, e a canonização em 15 de outubro de 2017, também sendo declarados Promártires do Brasil. O dia 03 de outubro foi decretado pelo Vaticano como o dia litúrgico, o dia de culto para toda a Igreja.
Turismo religioso
A festa dos Santos Mártires aumenta o fluxo de pessoas, tanto turistas quanto moradores da região, fomentando a economia local. Além da festa aos mártires, o RN conta com destinos como em Santa Cruz, onde se encontra a enorme imagem de Santa Rita; Patú e seu Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis; Florânia e o Santuário Nossa Senhora das Graças; e Carnaúba dos Dantas, com o Monte do Galo.
Em Natal, temos a Catedral, além de igrejas históricas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. Incluído no roteiro religioso do estado estão as festas das padroeiras e padroeiros, como a festa de Sant’ana, que é comemorado em oito cidades do Rio Grande do Norte, e que fomentam o turismo religioso do estado.
Esse ano, o Governo do RN participou da quinta edição da ExpoCatólica, que aconteceu no final de maio em São Paulo. A ExpoCatólica é uma feira comercial, consolidada como a maior e melhor da América Latina no segmento católico. Destinos do turismo religioso do RN, como Santa Cruz, Nísia Floresta e Canguaretama, foram apresentados no estande da Emprotur.