Edição especial do maior e mais tradicional evento da agropecuária potiguar terá início no próximo sábado e segue até 15 de outubro
legalmente amparados. Com a regulamentação, a expectativa do governo estadual é de que a atividade seja impulsionada, com incremento qualitativo e quantitativo da produção e consequente ampliação do mercado, principalmente nas regiões Central, Oeste e Mato Grande, onde há presença mais maciça da cadeia produtiva do mel.
A regulamentação da atividade era uma reivindicação antiga dos produtores porque com a definição de normas para manejo, produção e comercialização, se cria um norteamento para que a extração sustentável desse tipo mel, conhecido pelas suas propriedades medicinais, se expanda no RN. A abelha sem ferrão e o mel de Jandaíra (tipo de abelha e nome de um município da região do Mato Grande potiguar) são itens de grande tradição e amplo reconhecimento popular. A ideia é que ele possa ser comercializado nos melhores restaurantes dos grandes centros do país, podendo ser apreciado no Brasil inteiro. É um mercado imenso que se abre.
A Festa do Cavalo 2023 e a Expofruit 2023, que é promovida pelo Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex) igualmente com apoio do Governo do Estado, também irão merecer destaque. Para o secretário da Sape RN, Guilherme Saldanha, essa edição da Festa do Boi tem motivo ainda mais especial em virtude da celebração de 60 anos de história. “Para nós é sempre motivo de muita alegria realizar a Festa do Boi, um evento grandioso, que movimenta o nosso agronegócio”, declarou.
A Festa do Boi é uma realização da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN) e do Projeto Governo Cidadão.
disponibilizaremos para venda pintos de um dia, mudas de coco e sementes diversas”, reforçou Maranhão.
Arena do Conhecimento
Uma das novidades no local é a Arena montada no espaço da Fazendinha, fruto da parceria firmada com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural-Senar/RN. No local, uma equipe técnica irá ministrar para os produtores cadastrados, diversas práticas relacionadas a cadeias produtivas da bovinocultura, avicultura, piscicultura e outras.
Ainda no espaço da fazendinha, a Emparn apresenta uma unidade demonstrativa do Projeto Pró-Ave Caipira, que objetiva incentivar a produção de galinha caipira pelo interior do Estado. Estarão em exposição no local também, bovinos das raças pesquisadas pela Emparn, além de exemplares de ovinos e caprinos do seu plantel.
Como faz todos os anos, a Emparn vai participar do primeiro leilão da Festa do Boi. O Leilão Emparn e Convidados, promovido e realizado pela E.M. Leilões, ocorrerá no domingo (09), às 18h, no Tatersal José Bezerra de Araújo.
Quarta-feira (12/10)
– 08h: Julgamentos das raças Sindi e Gir
– 12h: Abertura dos portões
– 14h: Encerramento dos julgamentos das raças Sindi e Gir.
-*14h às 20h: Programação especial com diversos personagens em todo o parque com entrega de brindes para as crianças.
15h: Show Palhaço Sorriso e Palhaço Carequinha
– 17h: Cia Era Uma Vez – Show Patrulha Canina
– 18h: Entrega das premiações do Torneio e Melhores Expositores
e Criadores.
– 19h: Cia Era Uma Vez – Show Encanto
– *Pista de julgamento: Cindir e Gir Leiteiro
Quinta-feira (13/10)
– 08h: Início do Julgamento das raças Guzerá Leiteiro e Nelore
– 12h: Abertura dos Portões
– 14h: Julgamentos das raças Nelore, Guzerá e Girolando.
– 19h: Leilão Sindi Estrelas
*Pista de julgamento: Nelore, Guzerá Leiteiro e Girando
Sexta-feira (14/10)
– 08h: Início do julgamento das raças Guzerá Leiteiro e Nelore
– 10h: Abertura dos Portões
– 14h: Julgamentos das raças Nelore, Guzerá e Girolando.
– 18h: Entrega das premiações de melhores expositores e criadores.
*Pista de Julgamento: Nelore, Guzerá e Girolando
Sábado (15/10)
– 10h: Abertura dos Portões
– 12h: Leilão Nelore Montana
– 20h: Arena Show
Chama as Meninas
Na Pegada do Coyote
K Circuito Musical