O encontro foi marcado por uma conversa sobre as potencialidades do Rio Grande do Norte e o estreitamento das relações com o país escandinavo
A apresentação das potencialidades do Rio Grande do Norte e o estreitamento das relações com a Noruega no processo de transição energética foram temas do encontro da governadora Fátima Bezerra com a cônsul-geral da Noruega no Brasil, Marianne Fosland. A conversa aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), no prédio da Governadoria. Morando no Rio de Janeiro há quatro anos, é a primeira vez que a representante do país escandinavo visita Natal.
“Sabemos que os noruegueses têm grande interesse na energia verde. Podemos dizer que o Rio Grande do Norte é o estado verde”, disse a chefe do executivo estadual, lembrando que o Estado, que é o maior produtor de energia eólica do país e da América Latina, agora entra também no mundo do hidrogênio verde. O projeto Porto Indústria Verde está avançado e é prioridade para o Governo do RN.
A cônsul Marianne destacou o papel de liderança do RN nas novas matrizes energéticas e avaliou que “a relação entre os países será bem proveitosa”.
No Rio Grande do Norte, a empresa norueguesa Scatec iniciou a construção da usinaMendubim, em Assú, município do Rio Grande do Norte. É a maior usina solar fotovoltaica do estado e um dos mais de 40 projetos de energia solar com contrato fechado e assinado, previstos para operar no Rio Grande do Norte até 2026.
Atualmente o estado potiguar é auto-suficiente na produção de energia eólica on shore (em terra), sendo o maior produtor do país há dez anos.
O secretário-adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson Maia, acompanhou a governadora no encontro, que contou ainda com a participação do cônsul-administrativo, Cristian Sundberg, e do cônsul da Noruega em Natal, Gutemberg Tinoco.