O abate de suínos no RN foi de 4.879 cabeças no segundo trimestre de 2022, esse foi o maior número de toda a série histórica da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE, iniciada em 1997. Essa quantidade representa um acréscimo de 52,7% ante o mesmo período de 2021 e de 18% frente ao 1º trimestre deste ano. Apesar de representar apenas 3% dos abates de suínos no Nordeste, o RN registrou a maior variação positiva da região na comparação entre os dois trimestres de 2022.
Ademais, foi observada uma tendência de diminuição para os estados nordestinos, com destaque para o Maranhão que registrou a maior queda (11%). O único estado, além do RN, que apresentou aumento foi o Piauí (1,7%).
Abate de bovinos apresenta alta pelo quinto trimestre seguido no RN
O Rio Grande do Norte registrou o abate de 19.886 bovinos (bois, vacas, novilhos, novilhas, vitelos e vitelas) no segundo trimestre de 2022. Esse é o quinto trimestre seguido em que a quantidade de bovinos abatidos aumenta no estado. Em termos percentuais, essa quantidade representa uma alta de 8,95% em comparação ao trimestre anterior, seguindo a tendência de crescimento nacional (5,66%).
Na comparação com o mesmo período de 2021, o estado registrou um crescimento de 27,44% no abate bovino. Apesar disso, o RN tem a terceira menor quantidade de bovinos abatidos do Brasil, ficando à frente apenas de Roraima (17.878) e Paraíba (13.413).
A Pesquisa Trimestral de Abate de Animais investiga informações sobre a quantidade de animais abatidos e o peso total das carcaças, por espécie pesquisada, tendo como unidade de coleta abatedouros sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal.