O trabalho de sondagem de redes de água foi iniciado em Mossoró. Esta é a primeira etapa para realizar setorização do abastecimento em bairros Abolição I, II e parte do Santo Antônio. Na segunda etapa o trabalho vai para Abolição III, IV e Santa Delmira. O serviço faz parte de plano de ação que terão etapas no desenvolvimento de ações para melhoria do sistema em determinados locais da cidade.
Uma equipe está monitorando as áreas com um equipamento chamado georadar. Se trata de um equipamento que possibilita identificar redes na via sem a necessidade de intervenções na pavimentação. Com isso, as escavações que serão realizadas em uma segunda etapa ocorrem de forma mais precisa.
Quando a etapa de sondagem for concluída será iniciada as intervenções nas vias para separar tubulações conforme planejamento realizado pela Unidade de Operação e Manutenção de Água. A medida operacional chamada setorização tem o objetivo de facilitar o escoamento de água para determinados pontos da cidade.
O gerente da Regional Oeste Herbert de Sousa explica que foi feita a avaliação inicial que identificou alguns pontos em que é preciso melhorar a chegada da água. Por este motivo, a equipe de sondagem está na rua para fazer as marcações dos pontos que serão trabalhados.
“Eu costumo fazer a associação da setorização com a mangueira do nosso jardim. Quando eu tenho uma mangueira bem longa a água demora a chegar, mas se eu diminuir o tamanho da mangueira a água vai chegar mais rápido. É o mesmo que ocorre com a tubulação da Caern. Vamos trabalhar em intervenções nas ruas para que a água escoe com mais rapidez e pressão”, explica Herbert.
Novas ações vêm sendo desenvolvidas para potencializar o sistema de abastecimento da segunda maior cidade do Estado. “Junto com a setorização vamos fazer outras ações para melhorar o desempenho do sistema. Mossoró tem água suficiente para abastecer todas as áreas. O que estamos fazendo é otimizar o sistema existente”, analisa o gerente.
TCM