O Projeto de Extensão “Coletivo Negras no Semiárido”, Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagens e Saberes, convidam a todos para participar do “Encontro Formativo”, de setembro de 2021, que já tem programação definida.
No dia 11 de setembro, às 14h30, em sala virtual, será debatido o tema “A dimensão Pretagógica para as Mulheres Negras Brasileiras”. O encontro terá como facilitadora a psicóloga Socorro Pimentel,
Doutoranda em Educação (UFC) e Psicóloga (UFPB). Trata-se de um momento rico em aprendizado e reflexão e acessível a todos que tiverem interesse em participar.
“A proposta da formação temática é colocar em cena os impactos do racismo estrutural e institucional nos currículos e nos espaços escolares da Educação Básica e Superior. Trazer a teoria inovadora da Pretagógica – uma narrativa afrocentrada na perspectiva de romper com a Epistêmica Colonial. Visualizar o protagonismo feminino negro na intelectualidade e na defesa das políticas públicas afirmativas”, destacou Socorro Pimentel.
Para os interessados, as ações do projeto serão divulgadas através do Instagram @negras_ufersa. O Encontro Formativo acontece por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFERSA, com a parceria do Centro Acadêmico do Curso de Educação do Campo da Ufersa, do Projeto “Vidas Negras Importam” da Escola Estadual João Paulo II, do Programa de Extensão “Desconstruindo Amélia” da UFERSA e do Programa Pibid de Língua Portuguesa UERN/CAPF.
Coletivo Negras no Semiárido promove atividade do “Encontro Formativo” de setembro de 2021
296