Seis trios elétricos vão ocupar o Corredor Cultural de Mossoró, na Avenida Rio Branco, a partir das 12h. Mais de 100 mil pessoas devem participar do Pingo da Mei Dia. Confira todos os detalhes da festa que abre oficialmente o Mossoró Cidade Junina
Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
O mês de junho chegou e, como ele, o principal evento do calendário mossoroense. O Mossoró Cidade Junina (MCJ) tem o seu pontapé inicial neste sábado, 1º de junho, com o Pingo da Mei Dia, que ocorre no Corredor Cultural Antônio Gonzaga Chimbinho. A expectativa é superar o número de pessoas da última edição, que foi de 210 mil.
Fazendo jus ao nome, o evento que abre o calendário junino de Mossoró inicia, pontualmente, às 12h, e contará com a apresentação dos artistas Bell Marques, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Dan Ventura, Forró dos 3, Banda Inala, Aline Reis, Darlan Dias, Guto Fortunato, Caroline Melo, Nilson Viana, Davson Davis, André Luví e Nataly Vox.
Uma das novidades para o Pingo da Mei Dia deste ano é o aumento do número de trios, passando de três para seis. “Neste ano, os trios elétricos iniciam o trajeto ao lado da Praça dos Esportes, percorrendo o Corredor Cultural Antônio Gonzaga Chimbinho até o Teatro Municipal. Da Praça Cícero Dias, os artistas retornam à Praça dos Esportes embalando o público na avenida. No total, o percurso terá 1.675 metros. Os trios elétricos, juntos, vão realizar 14 voltas pelo Corredor Cultural, perfazendo mais 23 km em mais de 12 horas de shows pela avenida.”, informou a prefeitura.
Além disso, o percurso foi ampliado, incluindo também a área que compreende a Praça dos Esportes. A ampliação permitirá que os foliões possam ter mais espaço e segurança, durante as 11 horas de festa (inicia às 12h e termina às 23h). “Para possibilitar mais espaço ao evento, o Município ampliou a área da festa. Serão quase 2 mil metros para o folião percorrer em apenas uma volta do Corredor Cultural. No total, o percurso terá 1.675 metros. Os trios elétricos, juntos, vão realizar 14 voltas pelo Corredor Cultural, perfazendo mais 23 km em mais de 12 horas de shows pela avenida”, informa.
As pessoas que vão levar suas bebidas para o Pingo da Mei Dia precisam ficar atentas aos recipientes. Cooleres são permitidos, mas bebidas não podem estar em garrafas de vidro. A medida tem o objetivo de garantir mais segurança para os participantes do evento. Além das garrafas de vidro, também não é permitido levar objetos cortantes.
“A medida visa prevenir acidentes e aumentar a proteção dos foliões durante o evento. Bebidas em latas e garrafas pet, acondicionadas em cooler ou bolsas térmicas estão liberadas. A medida preventiva segue recomendação dos agentes de segurança, que destacaram os riscos associados às garrafas de vidro e materiais cortantes em ambientes festivos e movimentados”, informa a Prefeitura de Mossoró.
O Pingo da Mei Dia também contará com um espaço voltado para Pessoas com Deficiência (PcD). A iniciativa leva o nome ‘Arraiá da Inclusão’, e foi criado visando proporcionar mais acesso e conforto para o público curtir a festa com maior tranquilidade. “O “Arraiá da Inclusão” será realizado na lateral do Memorial da Resistência, com visão privilegiada do evento. A estrutura promoverá segurança, grande apoio e identificação. O espaço receberá 40 PCDs com direito a acompanhante”.
Veja os horários das apresentações dos artistas no Pingo da Mei Dia:
Trio 1 – GUTO FORTUNATO – 12h as 14h30
Trio 2 – DAVSON DAVIS – 12h30 as 15h
Trio 3 – NATALY VOX – 13h as 15h30
Trio 4 – ALINE REIS – 13h30 as 16h
Trio 5 – TARCÍSIO DO ACORDEON – 14h as 16h30
Trio 1 – CAROLINE MELO – 15h as 17h30
Trio 2- FORRÓ DOS 3 – 15h30 as 18h
Trio 6 – BELL MARQUES – 16h as 19h30
Trio 3 – NILSON VIANNA – 17h as 20h
Trio 4 – BANDA INALA – 17h30 as 20h30
Trio 5 – ZÉ VAQUEIRO – 18h as 21h
Trio 1 – ANDRÉ LUVÍ – 19h as 22h
Trio 2 – DAN VENTURA – 19h30 as 22h30
Trio 3 – DARLAN DIAS – 20h as 23h
Pingo da Mei Dia terá pontos de atendimento em Saúde e ambulâncias
Os pontos de atendimento em Saúde foram ampliados para o Pingo da Mei Dia deste ano, que ocorre hoje, 1º de junho. Ao todo, serão seis pontos de atendimento estruturados e nove ambulâncias à disposição do público.
Os locais fixos para os atendimentos em saúde estarão localizados em pontos estratégicos, contemplando todo o circuito do evento e imediações. Além dos seis locais, o Pingo da Mei Dia 2024 terá ampliado o quantitativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Lembrando que no ano passado nós conseguimos atender muito bem aos chamados que tivemos com dois pontos e neste ano serão seis pontos de atendimento fixos. Teremos ambulâncias do SAMU no circuito do Pingo da Mei Dia para fazer socorro rápido e atendimentos àquelas pessoas que estiverem necessitando. Ainda contaremos com o Corpo de Bombeiros nos auxiliando durante todo esse atendimento”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
A Prefeitura de Mossoró conta com parceiros que reforçam os atendimentos de saúde na abertura do Mossoró Cidade Junina 2024. “Contamos com o envolvimento do SAMU da cidade de Grossos, Gevitta, Facene, Uninassau, UNP. Parcerias importantes como formas de contribuir para que a gente realize um ‘Pingo da Meia Dia’ com muita segurança e saúde”, frisou Morgana Dantas.
“Esses seis pontos fixos contarão com uma sala preparada para o atendimento emergencial para aquele paciente que tenha uma gravidade maior. Nós teremos dentro dessa sala ventilador mecânico para auxiliar na ventilação do paciente, caso ele seja esse paciente grave. Teremos monitoração, teremos oxigênio e teremos médicos e equipe de enfermagem em todas as unidades”, acrescentou a titular da SMS.
Pontos de Atendimentos em Saúde são:
– Teatro Municipal Dix-huit Rosado;
– Praça de Eventos;
– Escola Municipal Professor Manoel Assis;
– Instituto Alvorada;
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint);
– Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz);