Será o 11º Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação entregue ao RN; investimento é de
R$ 16 milhões
As obras de construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) em Mossoró estão em ritmo avançado. Nesta semana, começou a montagem das estruturas pré-moldadas. O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, destaca que o projeto está em execução de acordo com o programado.
“Esse Instituto de Educação, que será o 11º entregue ao Rio Grande do Norte, é mais uma obra fundamental para a formação profissional dos jovens no Estado e que tem sido executada de acordo com o planejamento”, ressalta o secretário.
“Estivemos recentemente no local da obra e constatamos que a programação tem sido cumprida conforme o padrão definido para que o IERN cumpra o papel de qualificação da juventude potiguar, algo que tem caracterizado as unidades já entregues”, acrescentou.
As obras estão, portanto, de acordo com o planejamento e devem ser concluídas até outubro deste ano.
O investimento no IERN de Mossoró é de R$ 16 milhões. Os recursos são oriundos do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). A nova unidade vai ampliar as oportunidades de formação técnica e profissional para a juventude.
“Em construção no bairro Santo Antônio, vai fortalecer a rede estadual de educação profissional, que já transforma a vida de milhares de estudantes em todo o Estado”, acrescentou Gustavo Coelho.
Os IERNs são projetados com arquitetura acessível e sustentável, com reúso de água e energia solar. Cada unidade conta com 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, quadra esportiva e ambientes de convivência, proporcionando um ambiente moderno e propício à aprendizagem.
A proposta pedagógica é desenvolvida coletivamente por uma Comissão de Trabalho coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP), com a participação de diversas instituições públicas e civis.
O avanço na construção dos IERNs e na ampliação da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio representa um investimento direto no futuro da juventude potiguar e no desenvolvimento econômico e social do Estado.