A crise na base do prefeito Allyson Bezerra na Câmara Municipal decorre não apenas do projeto de sua esposa, Cinthia Pinheiro, de disputar um mandato na Assembleia Legislativa, mas também da indefinição sobre quem o prefeito apoiará para deputado federal em 2026.
Como Allyson ainda não tem um nome definido para a disputa federal, sua base de vereadores sentiu-se à vontade para fechar acordos com outros candidatos. E o que não faltam são investidas de deputados com mandato em busca de apoios em Mossoró.
A pré-candidata Nina Souza já garantiu o apoio de Wiginis do Gás e mantém articulações com Petras Vinícius para a formação da nominata. O deputado Robinson Faria também manteve conversas com pelo menos três vereadores da base de Allyson e apresentou propostas de apoio. Benes Leocádio, por sua vez, também tem feito suas investidas.
O problema é que os vereadores não querem ficar esperando por uma decisão do prefeito. Propostas vantajosas de outros grupos têm chamado atenção e despertado interesse. Ninguém sabe ao certo como Allyson vai se posicionar: se apresentará um nome próprio para deputado federal ou se deixará sua base livre para escolher em quem votar.
Em meio a essa indefinição, a forma como Nina Souza conquistou o apoio de Wiginis e convidou Petras Vinícius para ser candidato a federal foi o que mais gerou desconforto. O movimento de Nina provocou rebuliço e deixou o prefeito sem espaço para reagir, já que ela é filiada ao União Brasil e esposa de Paulinho Freire, prefeito de Natal, com quem Allyson ainda tenta manter diálogo na esperança de atraí-lo para o seu projeto estadual.
Sem poder reagir abertamente ao avanço de Nina, o prefeito acabou rompendo com Wiginis, oficialmente por causa da questão estadual, mas com forte influência também da disputa federal.
Enquanto Allyson não definir quem será seu candidato a deputado federal, a porteira continuará aberta para que sua base busque novos caminhos políticos. Há fortes indícios de que o prefeito lançará um nome de Mossoró para deputado federal, em um acordo já alinhado com a cúpula da Federação PP/União Brasil. Até que esse nome seja anunciado, porém, a tarefa de manter a base unida segue cada vez mais difícil.
Prev
Post Anterior
Vereador Wiginis do Gás rompe com Allyson e agrava crise na base governista
Blog Neto Queiroz