Durante o XVI Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado neste final de semana em Brasília, os dlegados estaduais cumpriram um papel fundamental nas decisões que moldam o futuro do partido. Entre eles, estiveram presentes Cesar Móveis, prefeito de Martins, e a primeira-dama Fafá Galdino, eleitos como delegados do PSB no Rio Grande do Norte.
Conforme explicou a presidente do partido, Larissa Rosado, o processo de escolha dos delegados acontece em etapas. As comissões provisórias e diretórios municipais encaminham seus representantes para o encontro estadual, onde são eleitos os delegados estaduais. Já no congresso nacional, esses delegados participam de uma votação que define o novo Diretório Nacional do PSB.
“Aqui em Brasília, os delegados participaram da escolha do Diretório Nacional. Todos votaram na chapa encabeçada por João Campos, eleito à unanimidade presidente nacional do PSB. Após a leitura da chapa, os delegados se manifestam votando favoravelmente ou não. Em seguida, o Diretório Nacional se reúne e escolhe os membros da Executiva Nacional, instância máxima das decisões partidárias”, Larissa.
Além do processo eleitoral interno, os delegados também participaram de debates e discussões temáticas que nortearão a atuação do partido nos próximos anos.
O evento ainda marcou a eleição da ex-deputada estadual e presidente do PSB no RN, Larissa Rosado, como integrante da Executiva Nacional, ampliando a representatividade potiguar nos espaços de decisão do partido.
Delegados do PSB, César e Fafá Galdino participam ativamente das decisões no XVI Congresso Nacional do partido, em Brasília
88