Pesquisa revela que 54,7% irão presentear os pais com itens de vestuário, 19,3% calçados e acessórios, enquanto perfumaria corresponde a 16,8%. Os demais tipos de presentes citados foram eletroeletrônicos ou celulares (5,4%), joias ou relógios (2,8%)
A Fecomércio RN divulga os resultados da pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais em Natal e Mossoró. A data, que este ano será comemorada em 14 de agosto, contribui com o aquecimento das vendas, especialmente de artigos voltados ao público masculino em vários segmentos do comércio. O objetivo do estudo foi identificar os perfis de compras e auxiliar empresários e lojistas a entenderem o que o consumidor deseja consumir, dando mais eficiência ao planejamento das vendas.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, comenta que, ao todo, a expectativa é de que mais de R$ 63 milhões sejam injetados no comércio do Rio Grande do Norte, por ocasião da celebração.
De acordo com a pesquisa, cerca de 400 mil natalenses devem ir às compras, o que representa uma injeção de, aproximadamente, R$ 51 milhões no comércio da capital potiguar. O número é 15,8% maior do que o computado na mesma pesquisa realizada em 2021, que estimava movimento em torno de R$ 44 milhões na economia de Natal.
Os dados da Fecomércio RN mostram uma disposição maior dos consumidores em presentear os pais: neste ano, 51,9% dos natalenses afirmaram que pretendem ir às compras. No ano passado, 47,8% dos consumidores tinham intenção de presentear os entes queridos nesta data comemorativa.
As mulheres (55,3%) são a maioria entre os entrevistados que responderam à pesquisa, contra 48,3% dos homens que pretendem presentear os pais na data comemorativa. A maioria é jovem, com idades entre 18 e 24 anos (65,4%). Em relação ao grau de escolaridade, a maioria dos que vão às compras têm ensino superior ou mais, com 55,8%. No quesito renda familiar, a intenção de consumo é maior entre os que possuem rendimentos acima de 10 salários mínimos (81,8%).
Entre as categorias de produtos buscados, os setores já tradicionalmente comercializados ganham força na data comemorativa: 54,7% afirmaram que irão presentear com itens de vestuário, 19,3% calçados e acessórios, enquanto perfumaria/cosméticos correspondem a 16,8%. Os demais tipos de presentes citados foram eletroeletrônicos ou celulares (5,4%), joias ou relógios (2,8%), entre outros (2,4%).
De acordo com o levantamento, serão presenteados os pais (81,6%), maridos (22,2%), sogros (4,1%), avôs (3,5%), entre outros parentes. A maioria dos consumidores pretende comprar um item, com 63,7% das citações. Já 30,6% comprarão dois produtos e 5,7% comprarão três ou mais.
Em relação aos gastos com presentes, para 40,1% dos natalenses consultados, o gasto será de R$ 51,00 a R$ 100,00. Já 33,4% dos entrevistados deverão priorizar presentes entre R$101,00 e R$ 200,00, enquanto 15,3% gastarão cifras superiores a R$ 200,00. Em Natal, na média, o consumo no Dia dos Pais 2022 será de R$ 126,43, de acordo com estudo da Fecomércio RN. O gasto é 5,8% nominalmente maior do que o revelado na pesquisa de 2021 (R$ 119,49).
Pagamento
A maioria dos consumidores que vão às compras pretende pagar os itens à vista. Essa é a intenção de 54,1% dos entrevistados, um aumento de 13,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo levantamento feito em 2021. Sobre o pagamento parcelado, 45,9% pretendem utilizar essa modalidade, queda de 8,7 pontos percentuais em relação à 2021.
No quesito local da compra, os shoppings lideram a preferência dos consumidores, com 47,5% das intenções. Cabe registrar que esta expectativa indica um aumento de 7 pontos percentuais acerca dos dados de 2022. As compras no comércio de rua aparecem logo a seguir com 35,7% das indicações dos consumidores. As compras pela internet aparecem com 9,6%.