Postos FAN e CIMSAL se juntam a Usibras no uso de gás natural via gasoduto Mossoró/Areia Branca. Contratos com a Potigás foram assinados nesta quinta-feira, durante agenda administrativa da governadora Fátima Bezerra. O governo oferece incentivos
Crédito da foto: Raiane Miranda – Assecom-RNGovernadora Fátima Bezerra durante visita a unidade da Usibras em Mossoró
Dentro da agenda do Governo do Estado em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra realizou nesta quinta-feira (26) uma visita à fábrica de beneficiamento de castanha de caju USIBRAS, onde foi recebida pelo superintendente industrial da empresa, Guilherme Assis.
Após visita às novas instalações, a governadora formalizou a assinatura de contratos com as empresas Potigás, CIMSAL, Posto FAN e o Governo referentes ao projeto do gasoduto Mossoró-Areia Branca, do Polo Gás Sal. A Usibras já recebe o gás natural canalizado, via Potigás, desde maio desse ano.
O superintendente exaltou os desafios com a mudança da sede da zona urbana de Mossoró para o pólo-industrial e da parceria governamental nesta nova fase. “Contamos totalmente com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, especialmente nessa decisão difícil de mudar de uma fábrica estabelecida dentro da cidade para uma fábrica na zona industrial. O apoio do governo do Rio Grande do Norte foi fundamental para essa tomada de decisão. A Potigás apoiou bastante também com o Programa RN Mais Gás e isso vai fazer com que a gente continue a se desenvolver e expanda nossa atuação. Então, queria fazer meu agradecimento pessoal à governadora Fátima Bezerra, por ajudar tanta gente aqui e estamos felizes de estar aqui no Rio Grande do Norte, que é nossa casa”. Exaltou.
Dennis Falcon, diretor técnico e comercial da Potigás, dados do programa de detalhou os investimentos. “O RN Mais Gás é um benefício do Estado para as indústrias que querem ter um desconto e um consumo diferenciado do gás natural. O Gasoduto Gás-Sal, é um gasoduto que vai sair de Mossoró no sentido Areia Branca, com aproximadamente 55 quilômetros de rede, um investimento que vai ser feito pela Potigás em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da CEDEC, algo em torno de 35 milhões, com previsão de início em janeiro de 2025 e 18 meses para a sua conclusão”.
A governadora Fátima Bezerra encerrou o evento enaltecendo a geração de emprego como um marco para a nova fase das empresas. “Desde que nós assumimos o Governo do Estado, nós adotamos um lema que foi ser parceiro da iniciativa privada, entendendo que é quem gera emprego. O Estado tinha então que ter um diálogo permanente, de maneira propositiva e construtiva para que nós pudéssemos somar no sentido de criar no Rio Grande do Norte um ambiente favorável aos negócios. Estou feliz em estar aqui porque primeiro lugar isto aqui é emprego e o que o nosso povo mais precisa é disto, emprego”.
Polo Gás Sal
O empreendimento irá beneficiar a região salineira potiguar e as comunidades localizadas ao longo do percurso. A licitação para a execução das obras já está em andamento e será realizada presencialmente no dia 08 de outubro.
Com o gás natural canalizado, a região da Costa Branca será beneficiada com a redução da emissão de poluentes, tendo em vista que o gás natural tem queima mais limpa que os combustíveis utilizados atualmente pelas indústrias e comércios do local. Além disso, o uso do gás reduz o trânsito de veículos pesados na BR-110 com transporte de grandes botijões que abasteciam esses estabelecimentos.
O programa substitui o antigo Programa RN Gás e, ao mesmo tempo, simplifica o acesso ao benefício por parte das indústrias e garante que haja o repasse direto da redução da carga tributária no preço final do gás praticado pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás).
O Programa Mais Gás tem por objetivo incentivar a industrialização do Estado, assegurando o fornecimento de gás natural a preço subsidiado às empresas consideradas prioritárias ao desenvolvimento do estado.
Neste programa, as empresas tem regime especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição do gás, simplificando o acesso ao benefício por parte da indústria, além de garantir que haja o repasse direto da redução da carga tributária no preço final do gás praticado pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás), responsável pela comercialização do gás natural no Rio Grande do Norte.