Reunião ocorreu durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, importante feira internacional de turismo da Europa
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou nesta quinta-feira (02) de encontro com o presidente de Portugal, , Marcelo Rebelo de Sousa, durante a abertura da Feira Internacional Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL-2023).
Além disso, Fátima tratou de ações conjuntas relacionadas à promoção e divulgação dos atrativos turísticos do Rio Grande do Norte com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo. O encontro foi no Centro de Exposições, na Feira Internacional de Lisboa, um dos mais importantes eventos de impulsionamento do turismo na Europa.
“Esse tipo de encontro é muito importante para que a gente possa mostrar nossas potencialidades turísticas, que vão muito além de praia e mar. O Rio Grande do Norte tem muita coisa bonita – inclusive no interior – para ser conhecida e explorada pelos viajantes, tanto do Brasil quando do mundo. Nossa expectativa é que o turismo se expanda cada vez mais”, disse a governadora.
Ainda durante a reunião com Freixo, Fátima Bezerra também tratou a respeito da captação de novos voos charters para a temporada de verão 2023/2024. Os voos charters são aqueles que contam com um modelo de operação não regular, ou seja, que não seguem a comercialização comum, são vendas exclusivas de operadoras e com foco 100% no turismo de lazer.
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL-2023) conta com um estande do Brasil na feira internacional. Representando o Consórcio Nordeste, a governadora tratou com o presidente da Embratur da divulgação do Rio Grande do Norte, mas também chamando atenção para a necessidade de ações conjuntas entre os demais estados nordestinos, na área de promoção turística, sejam elas em feiras, eventos e roadshows. Os gestores acertaram uma reunião em Brasília (DF) para aprofundar as ações de promoção e inovação do turismo na região.
“São mais de 70 países expondo aqui na Feira, então a gente tem uma expectativa de uma feira muito potente. O Brasil tem um potencial muito grande para o turismo, visto que temos uma dimensão continental e a gente sabe que existe o sol e a praia, que atrai o turismo de lazer, mas tem também o turismo de negócios. São muitas oportunidades que a gente pretende organizar e oferecer para o mundo”, esclarece Marcelo Freixo, em entrevista à TV portuguesa Record TV. Segundo a Embratur, o evento reúne 32 coexpositores brasileiro, além de 75 destinos internacionais.