Celebração à padroeira de Mossoró é considerada uma das maiores manifestações de fé do Rio Grande do Norte
A governadora Fátima Bezerra participou, neste sábado (13), da Procissão de Santa Luzia, que marca o encerramento oficial dos festejos em homenagem à padroeira de Mossoró, segunda maior cidade do Estado. A celebração é considerada uma das maiores manifestações de fé do Rio Grande do Norte.
A programação do dia teve início às 15h, com missa no Santuário de Santa Clara. Em seguida, a imagem de Santa Luzia seguiu em procissão até a Catedral Diocesana, acompanhada pelo bispo Dom Francisco de Sales Alencar Batista; pelo vigário-geral da Diocese e pároco da Catedral, padre Antoniel Alves, além de padres de toda a Diocese de Mossoró.
Na chegada à Catedral de Santa Luzia, a governadora participou do momento simbólico de descerramento das bandeiras, em gesto de respeito e devoção, integrando-se ao cerimonial de encerramento da festa. “Estamos aqui em demonstração de respeito às tradições religiosas, à fé popular e à importância cultural da Festa de Santa Luzia, que há gerações mobiliza fiéis, romeiros e visitantes em um grande testemunho de devoção, esperança e identidade do povo potiguar”, comentou a governadora.
A Diocese de Mossoró homenageou a governadora pelo apoio à cultura e a manifestações religiosas como a celebração em homenagem à padroeira da cidade, uma tradição de quase dois séculos e meio. Em 2021, o Governo do Estado reconheceu o Oratório de Santa Luzia, espetáculo teatral sobre a vida da religiosa italiana, nascida no final do Século III, como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.
De acordo com estimativa dos organizadores, a procissão deste ano reuniu cerca de 160 mil fiéis. “A festa está concluída, mas a missão será continuada. De mãos unidas, continuaremos a professar a nossa fé. Mossoró, com alegria, saúda Santa Luzia”, comemorou o Padre Antoniel.
Com o tema “A Esperança não Decepciona”, inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos, a Festa de Santa Luzia 2025 teve uma variada programação religiosa e cultural. Durante as celebrações, o padre chamou atenção para o mundo acelerado em que vivemos atualmente. “Em um mundo muitas vezes marcado pelo medo, pela pressa e pelas incertezas, a Festa de Santa Luzia nos convida a caminhar na contramão do desânimo”, destacou o religioso.
“Agradecemos a quem se fez peregrino de esperança nesse tempo de festa, de fora e de perto, trazendo um abraço à cidade e permitindo, sob o olhar de Luzia, Nossa Padroeira, que os abraçasse também como cristãos”, saudou o bispo diocesano, Dom Francisco Sales.

