Por Amina Costa – Repórter do Jornal de Fato
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (10) a nomeação de 141 profissionais de saúde para atuar como servidores efetivos na rede estadual de saúde. Do número total de profissionais convocados, 13 atuarão nos hospitais estaduais de Mossoró.
Foram convocados 7 enfermeiros, 3 farmacêuticos, 1 fisioterapeuta e 2 técnicos em radiologia. Os profissionais têm 30 dias para apresentar todos os documentos exigidos no concurso e tomar posse. Após a posse, eles serão lotados nos hospitais regionais de Mossoró, podendo atuar no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no Hospital Regional da Polícia Militar de Mossoró ou no Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia.
“Para tomar posse, o candidato precisa escanear os documentos exigidos no edital, e enviar o arquivo em PDF para o e-mail: efetivossesaprn@gmail.com, com o assunto “ABERTURA DE PROCESSO DE NOMEAÇÃO” e informar na mensagem o(s) telefone(s) para, após o processo ser aberto, ser avisado quanto à assinatura da posse e respectiva lotação”, informa a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE).
Além de apresentar a documentação, os candidatos convocados também devem fazer os exames médicos necessários. Para isso, o candidato deve realizar o cadastramento no site da Central do Cidadão e agendar a data de avaliação pela junta médica. “O Grupo Auxiliar de Direitos e Vantagens abrirá o processo com a documentação pessoal enviada pelo nomeado e encaminhará para a Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial para que seja incluído o Atestado de Saúde Ocupacional do candidato, para possibilitar a posse do nomeado”, aponta a publicação.
Os profissionais convocados foram aprovados no concurso realizado em 2018 e atuarão nos hospitais regionais de todo o Estado. Do total das novas nomeações, 63 são decorrentes de acordo ou cumprimento de decisões judiciais, e 78 se relacionam a reposições, vacâncias ou ausências.
Os 141 profissionais convocados nesta chamada pela Sesap são: 73 enfermeiros, 7 farmacêuticos, 25 fisioterapeutas, 3 técnicos em radiologia, 1 fonoaudiólogo, 2 nutricionistas, 2 psicólogos, 4 contadores/TAS, 2 administradores/TAS, 19 engenheiros de Segurança do Trabalho, 1 assistente social, 1 médico neurologista e 1 terapeuta ocupacional.
Mais de 600 profissionais convocados em um mês e previsão de concurso para 2025
No dia 9 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) convocou 472 profissionais aprovados no concurso público realizado em 2018. Ao todo, foram 350 enfermeiros, 121 fisioterapeutas e 1 técnico em laboratório. Na ocasião, a chefe do executivo estadual assinou também a autorização para realização do novo concurso, com a previsão de 384 vagas e cadastro de reserva.
A secretária adjunta de Saúde, Leidiane Queiroz, destacou que os hospitais públicos no RN tiveram sua capacidade ampliada, ganharam novos leitos e que esses novos profissionais vão atuar na melhoria do atendimento, inclusive na área da reabilitação. Os novos servidores vão atuar nas unidades de Natal e do interior em todo o estado.
“Os novos servidores – oriundos do concurso realizado em 2018 – vão fortalecer o serviço da rede estadual de saúde pública, substituindo em hospitais e unidades de referência os atuais contratados de forma temporária. Parte dos contratos temporários será mantida até meados de 2025, quando a Sesap planeja convocar os servidores do novo concurso planejado para ocorrer no estado”, informa o Governo do Estado.
O novo concurso público para contratar servidores efetivos para a saúde vai contemplar todas as categorias do quadro incluídas no Plano de Cargos e Carreiras da Saúde. A previsão é que seja realizado em 2025.