Nesta terça-feira dia 13 de dezembro, Mossoró celebra o encerramento da Festa de Santa Luzia, a padroeira do município e maior evento religioso do Rio Grande do Norte. A tradicional procissão marca o encerramento da Festa de Santa Luzia, que neste ano tem uma estimativa de público maior do que o registrado no ano passado, quando ainda havia restrições sanitárias por conta da pandemia da Covid-19.
Para esta edição, a expectativa é que 150 mil pessoas participem do cortejo. Em 2021, a estimativa de fiéis que estiveram presentes na procissão ficou em pouco mais de 100 mil. Neste ano, devido à vacinação contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença, avançada e o fim das restrições, há uma expectativa maior de presentes no evento que encerra as festividades da padroeira da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.
“A procissão de Santa Luzia, cuja previsão para este ano, levando em conta os bairros e ruas alcançados pelo percurso, será de 150 mil pessoas. A expectativa de público é maior este ano, até em face das circunstâncias ainda enfrentada em 2021, com consequências individuais e coletivas, sociais e financeiras da pandemia, limitando o acesso de diversos fiéis às atividades e eventos da Festa de Santa Luzia 2021. Este ano de 2022 não teremos restrições sanitárias para a realização das atividades, o que facilita os trabalhos e permite a participação de todos”, explicou Alexandre Magno Fernandes, membro da Comissão Geral da Festa.
Neste ano, o percurso terá 4,1 quilômetros. A procissão sairá da Matriz de Nossa Senhora de Fátima (Abolição II) e encerrará na Catedral de Santa Luzia, no Centro da cidade.
Para receber melhor os fiéis a Catedral de Santa Luzia de Mossoró passou por um amplo processo de revitalização, deixando-a muito mais confortável e com melhorias acústicas significantes.
A obra contou com climatização, pintura da parte interna, tratamento acústico, novo som, revitalização dos bancos, novo piso e reestruturação de toda a parte elétrica.