Por Fábio Vale / Reporter do JORNAL DE FATO
A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte tem registrado uma incidência de queimadas em áreas de matagal. Ocorrências caracterizadas como incêndios florestais têm afetado regiões de mato em localidades residenciais diversas de Mossoró. Nesta semana, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) controlaram o fogo em uma área do bairro Abolição.
A reclamação da existência de queimadas em regiões de matagal em pontos variados do município tem se tornado recorrente. A reportagem teve acesso a relatos diversos de moradores lamentando a ocorrência dos chamados incêndios florestais registrados em terrenos próximos de áreas residenciais. As informações dão conta de prejuízos como o calor do fogo e a fumaça levada pelos ventos, que atingem transeuntes que trafegam nas vias públicas e até o interior de casas e condomínios.
Segundo relatos, na tarde da última terça-feira (20) foram registrados focos de queimadas em uma área de mato, com imóveis próximos, na região do bairro Santo Antônio, nas imediações do prolongamento da avenida Rio Branco. Além disso, também nesta semana, um incêndio foi notificado em uma localidade de matagal no bairro Abolição, nas proximidades da chamada rotatória do Thermas. A ocorrência foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado que controlaram o fogo.
Imagens divulgadas do ocorrido mostram o trabalho do CBMRN para apagar as chamas em um considerável terreno com indícios de queimada e ainda com sinais visíveis de fumaça. A autoria do incêndio não foi apontada. Recentemente, o comando da corporação divulgou que a instituição atendeu 353 ocorrências de incêndios florestais em todo o estado, entre janeiro e agosto deste ano, sendo que desse total, 146 casos se concentraram apenas dentro do mês passado.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros Militar do RN destacou que a corporação seguia de forma incansável atuando na proteção do bioma, mas que para isso, precisava também da colaboração de toda a população no sentido de evitar a deflagração de qualquer tipo de queimadas, tendo em vista as consequências envolvidas na prática.