_Evento discutirá as políticas públicas da cultura no país, estado e municípios_
O Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte estará realizando no sábado (09, a partir das 15h, a Conferência Livre de Cultura de Mossoró, evento construído através de mobilização e de reuniões preparatórias com todo o setor cultural.
A Conferência será um espaço de debates para os que fazem o setor cultural da região de Mossoró, composta por 17 municípios, conforme definido pelo Ministério da Cultura.
Durante o evento o setor cultural da região vai poder ouvir e poder falar também, tocando pontos importantes e promovendo o debate para que seja produzido um documento que venha auxiliar e ratificar a importância do protagonismo da sociedade civil, dentro das novas ações da cultura difundidas no país. Para a realização desta Conferência foram realizadas duas reuniões preparatórias públicas, onde vários grupos e artistas, de diversos segmentos, puderam participar.
“Não dá para se manter alheio ao que está acontecendo na cultura brasileira. De todos os lados, seja pelos estados ou pelos municípios recebemos as insatisfações do setor cultural em relação a maneira como estão procedendo os poderes públicos, estados e municípios, em relação ao que precisa ser feito para a democratização da cultura brasileira. Editais da Política Nacional Aldir Blanc é um exemplo. E não adianta se indignar se o setor cultural não participar das discussões. Há um espaço importante para ser ocupado pelas trabalhadoras e trabalhadores da cultura, garantido, mas que precisa de compreensão, para que possamos escrever um novo momento.” Comenta Dionízio do Apodi, integrante do Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte.
A Conferência se constitui em um momento importante de debates, de formação, onde as trabalhadoras e trabalhadores da cultura da região vão ouvir pessoas estratégicas, importantes para a cultura, que refletem e são protagonistas neste momento da cultura brasileira, onde estamos nos deparando com o Sistema Nacional de Cultura, Política nacional Aldir Blanc, conselhos de políticas culturais, comitês de cultura, fundos de cultura, planos de cultura.
*Sobre o Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte*
Os comitês de cultura foi uma promessa do presidente Lula, ainda em campanha, quando falou que cada estado teria um Comitê, que seria um empoderamento da sociedade civil. É um programa do Ministério da Cultura que está começando, presente em cada estado, e o Rio Grande do Norte é um dos estados que estão mais à frente nessa atuação do Comitê de Cultura. Aqui, o Comitê está presente na região metropolitana através do Grupo Facetas, no Seridó através do Casarão de Poesia e a região de Mossoró é responsabilidade da Companhia Ciranduís de Janduís, junto com o apoio d´O Pessoal do Tarará. Na região já foi realizada uma apresentação pública em Mossoró, encontro de mulheres, oficinas formativas, reuniões, audiências, e agora essa Conferência onde é de suma importância a participação das pessoas que fazem cultura. Mas é muito importante ressaltar que mesmo sendo um programa do Ministério da Cultura, os comitês de cultura não representam o poder público e sim a sociedade civil.
*Para inscrições na Conferência Livre de Cultura de Mossoró clique no link abaixo:*
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkdZeNhmoCi4xxv9ZiMhq67n1DQbVBKbJJCPjaUy0N280CWw/viewform?usp=send_form
Mossoró sediará Conferência Livre de Cultura no próximo dia 09, na Estação das Artes Elizeu Ventania
340