Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na quarta-feira (5), revelou que, no cenário espontâneo, quando não são apresentados nomes de possíveis candidatos, 73,6% dos eleitores potiguares não sabem ou não responderam em quem votar para governador em 2026.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O levantamento ouviu 1.220 eleitores em 59 municípios do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais e a margem de confiança estimada é de 95%. O instituto não informou a relação das cidades nem as regiões onde a pesquisa foi realizada. De acordo com os dados, ainda no cenário espontâneo, o senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera com 9,2%, seguido do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), que pontuou 4%. A governadora Fátima Bezerra (PT), que já foi reeleita e não pode concorrer, aparece em terceiro lugar com 2,3%, seguida do senador Rogério Marinho (PL) com 1,8%.
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD) foi citado espontaneamente por 0,7% dos entrevistados, a deputada federal Natália Bonavides (PT) vem em seguida com 0,6% e empatados com 0,5% vêm o vice-governador Walter Alves (MDB) e o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos).
Cenário estimulado
O senador Styvenson Valentim também lidera no primeiro dos cenários estimulados, quando são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, com 22,5%, empatado tecnicamente com o prefeito Allyson Bezerra, que obteve 22,2%. Em terceiro lugar vem a deputada federal Natália Bonavides, com 17,5%.
Rogério Marinho ficou em quarto lugar, com 14,1%, seguido do ex-prefeito Álvaro Dias, que pontuou 9,2%. O vice-governador Walter Alves foi citado por 3,8% dos entrevistados da Paraná Pesquisas. Nenhum, brancos e nulos somam 7%, enquanto os que não sabem ou não opinaram são 3,6%. Já no segundo cenário da pesquisa, sem o nome de Styvenson Valentim e o de Natália Bonavides, quem lidera é o prefeito Allyson Bezerra, com 37,8%, seguido de Rogério Marinho, com 29,2%. Em terceiro lugar aparece o vice-governador Walter Alves, com 8,7%. Nenhum, brancos e nulos somam 17%, enquanto os que não sabem ou não opinaram são 7,3%.
No terceiro cenário, sem o nome de Styvenson, Natália e Rogério Marinho, Allyson Bezerra segue liderando com 42%, seguido de Álvaro Dias com 22,4% e Walter Alves com 10,3%. Nenhum, brancos e nulos são 18,6%, enquanto os que não sabem ou não responderam somam 6,7%. O instituto ainda simulou um quarto cenário, com Allyson Bezerra, Rogério Marinho e Natália Bonavides. O prefeito de Mossoró lidera com 33,3%, seguido do senador bolsonarista com 27% e da deputada federal com 22,6%. Rogério e Natália estão tecnicamente empatados na margem de erro. Neste último cenário pesquisado, nenhum, brancos e nulos somam 12,1%, enquanto os que não sabem ou não responderam são 4,9%.