A Prefeitura de Areia Branca vai implantar, em breve, unidade voltada exclusivamente para a terapia ABA, método que é reconhecido mundialmente como um dos mais eficazes no tratamento de crianças e adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. […]

A Prefeitura de Areia Branca vai implantar, em breve, unidade voltada exclusivamente para a terapia ABA, método que é reconhecido mundialmente como um dos mais eficazes no tratamento de crianças e adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O espaço que receberá a unidade já está sendo preparado pelas equipes da Prefeitura. A terapia ABA é um método que ajuda a ensinar habilidades sociais, comunicativas, emocionais e de atenção, melhorando a qualidade de vida e a autonomia de crianças, jovens e adultos com TEA.
“Reforçamos o nosso compromisso com a inclusão com ações efetivas, colocando em prática projetos que irão fazer a diferença em nossa cidade, como a unidade de terapia ABA, um serviço que é de difícil acesso até mesmo na rede privada de saúde, mas que em Areia Branca estará à disposição das famílias atípicas de forma 100% gratuita”, pontuou o prefeito Souza durante o anúncio na manhã desta quarta-feira, 2.
Além da unidade que oferecerá a terapia ABA, a Prefeitura de Areia Branca também anunciou a implantação da Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA e a criação do programa “Cuidando Bem do Futuro”, cujas leis já foram sancionadas.
A lei da Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA tem como objetivo garantir mais inclusão social, respeito às diferenças, atendimento prioritário e acesso aos serviços que são essenciais para o desenvolvimento de todas as pessoas com autismo. Já o programa ‘Cuidado Bem do Futuro’ vai permitir a contração de profissionais de apoio para auxiliar os alunos com deficiência matriculados nas nossas escolas e creches da cidade.