Está acontecendo por estes dias na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a consulta para reitoria daquela Universidade, tendo três candidatos concorrendo ao pleito, sendo eles: a professora Ludmilla Oliveira que busca sua recondução ao cargo; o professor Jean Berg e o professor Rodrigo Codes, os três também foram candidatos na última consulta de 2020.
O processo eleitoral que inicialmente se mostrava indefinido, segue surpreendendo a comunidade universitária, com uma campanha massiva, os candidatos seguem apresentando suas propostas e seus planos de gestão para a Universidade.
Acontece que após o debate dos reitoráveis, o cenário da disputa mudou. Agora a disputa se mostra polarizada entre a professora Ludmilla e o professor Jean Berg, ambos tiveram um bom desempenho no debate e ganharam as atenções da região, como também os holofotes e preferência das três categorias, professores, técnicos e estudantes.
Esse cenário mostra que a UFERSA ensaia repetir o resultado de consultas em diversas universidades do país, em que houveram intervenções pelo presidente da época, onde o reitor eleito e o interventor não conseguiram êxito, abrindo caminho para a vitória de outra via.
Jean Berg Alves, foi estudante da Universidade e voltou como professor, tem apresentado um projeto de mudança, garantindo trazer a estabilidade e elevar o patamar da instituição, promovendo parcerias e projetos que visam retomar a sua credibilidade diante a sociedade.
A professora Ludmilla Oliveira, segue na disputa por sua recondução, em 2020, Ludimilla ficou em terceiro lugar na consulta à tríplice, atrás do primeiro colocado, Rodrigo Codes, e do segundo, Jean Berg Alves.
Entretanto, o presidente da República à época, Jair Bolsonaro (PL) a escolheu para dirigir a Ufersa, por sua afinidade ideológica. Desde então, a mesma enfrenta dificuldades e escândalos na gestão, como a cassação do seu título de Doutora, diante uma denúncia de plágio que ainda tramita em instâncias superiores.
Pelos desenhos recentes, Jean Berg surge como o nome preferido para conduzir uma UFERSA que só deseja seguir seu caminho, sem escândalos, sem constrangimentos públicos e crescendo junto à toda comunidade acadêmica. A consulta pública acontece nesta quinta-feira, dia 04.
Professor Jean Berg surpreende e disputa para a reitoria da Ufersa poderá ter surpresas ao final
370