Ação beneficiou indígenas, quilombolas e egressas do sistema prisional
Custeado pelo Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e executado no RN com a colaboração de diversas secretarias estaduais e municipais, o Programa Mulheres Mil entregou nesta quinta-feira (29) os certificados às mulheres participantes dos cursos ofertados em Mossoró e Baraúna.
As turmas, divididas em três ofertaram 29 vagas de Cuidadores de Idosos e 34 inscritas e Agente de Alimentação Escolar, em Mossoró. Baraúna sediou o curso de Horticultura Orgânica com 40 alunas.
Lançados pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP) em abril deste ano, o programa é dedicado à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, e conta com uma equipe composta por 55 professores, 16 supervisores locais e 19 auxiliares administrativos.
As participantes receberam ainda auxílio-financeiro e kit com materiais escolares. No RN, foram ofertadas 1.625 vagas, distribuídas em 32 municípios em ações que aliam educação, capacitação profissional e empoderamento feminino.
“Estou muito feliz e não vou parar por aqui. Eu vou conseguir o meu trabalho porque eu sou homem e a mulher da casa e eu vou ter isso na minha mente, no meu coração. É muito difícil a gente conseguir um trabalho numa idade dessa, mas eu vou conseguir, porque eu sou uma ‘mulher mil.” Celebra a concluinte Nilza Valentim, de 55 anos, aluna de Mossoró.
Fotos de Carlos Costa