O Projeto Polícia Mirim Batalhão Força é um projeto social que foi criado no início desse ano pelo comandante Gil. O projeto conta com mais de 100 crianças e adolescentes de Patu, Almino Afonso, Rafael Godeiro e Caraúbas. No projeto os adolescentes tem aulas de canto, primeiros socorros, rapel, defesa pessoal, educação militar e tudo que envolve disciplina, tornando os jovens que participam desse projeto multiplicadores dos bons ensinamentos lá aplicados.
Conversamos um pouco com o comandante Gil para conhecer um pouco mais sobre esse projeto.
Kauany Sousa: Como surgiu o projeto?
Comandante Gil: O Projeto surgiu a partir de um sonho que eu tinha (tenho) de ser militar, então quando foi no ano de 2017 surgir um Preparatório militar em nossa cidade, trazido pelos uns Jovens de Mossoró que se chamava Pré-Militar, eu tive o interesse de participar. Então com passar do tempo me destaquei e fiquei como responsável pelo Projeto na cidade de Patu.
No final do ano de 2020 conheci outro Projeto que também seria na mesma linhagem que a gente, só que de uma forma inteiramente Social. Então fui atrás e no ano de 2021 fiz a Implantação desse novo e atual Projeto.
Kauany Sousa: Quias as principais dificuldades enfrentadas?
Comandante Gil: As principais dificuldade são as financeiras, não é fácil trabalhar com um projeto social sem fins lucrativos sem ter um real no bolso, só com a cara e com a coragem. Temos algumas pessoas que nos ajudam quando vamos atrás, mais uma Parceria fechada, ainda precisamos muito de Apoio. Mais temos esperança que esse dia chegará!
Kauany Sousa: O que é necessário fazer para participar do projeto?
Comandante Gil: Para participar do Projeto a Criança ou adolescente tem que ter idade entre 10 a 17 anos de ambos os sexos e está matriculado em alguma Escola Pública ou Privada.
Kauany Sousa: Como é ser líder de crianças e adolescentes?
Comandante Gil: Trabalho com esse público desde os meus 13 anos de idade, meu primeiro grupo foi um de Dança de Rua, de lá pra cá foi só aumentando esse meu lado de “líder”. Trabalhei com: Grupos de Dança, Capoeira, Teatro, Música, e esse agora que é o Polícia Mirim.
Kauany Sousa: Vi que tem paixão pelo que faz. Fale um pouco sobre essa experiência.
Comandante Gil: É uma sensação incrível, comandar mais de 100 Jovens de diferentes cidades, é muito incrível. Conto com ajuda dos meus primeiros alunos formados no Projeto e parceiros. Onde quero mandar um abraço no coração de todos!