Evento ocorre nestes dias 12 e 13 e vai colher subsídios para elaboração de política pública nacional
Com o objetivo de formular políticas públicas de enfrentamento e combate à violência contra a população jovem e negra, o Rio Grande do Norte sedia, nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de junho, na Escola de Governo, a Caravana Participativa para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva (PJNV).
A solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira (12), com a presença da governadora Fátima Bezerra; da Secretária Nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Marcia Lima, e da representante da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Iara Costa.
O encontro visa coletar as contribuições dos movimentos sociais e de juventude para a elaboração do PJNV, que deverá ser lançado em novembro deste ano. Um dos principais focos é a redução da letalidade entre jovens negros em todo o Brasil. A Caravana percorre todas as capitais. A primeira edição foi no dia 18 de maio, em Fortaleza-CE.
Ao abrir o evento, a governadora Fátima Bezerra disse que “estamos aqui para ouvir vozes da sociedade. O Plano da Juventude Negra Viva vai integrar o Plano Plurianual (PPA) 2024/2027. E isto é da maior importância, até porque recentemente vivenciamos anos de desrespeito e achincalhe. Esta caravana percorre o Brasil para firmamos um pacto com a sociedade e com o Governo Federal que em novembro vai anunciar o seu plano de ações para a população e para a juventude negra do nosso país.”
A Governadora ainda acrescentou: “Precisamos de políticas públicas para a população negra que assegurem seus direitos e cidadania. A Juventude negra tem o direito e merece viver sem violência”.
A secretária Márcia Lima destacou que é preciso políticas públicas superlativas para termos uma sociedade mais justa, com políticas interativas e participação da sociedade civil.
O ato de abertura contou com centenas de jovens representantes dos municípios de Natal, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo, Canguaretama, São José de Mipibu, Ceará Mirim, Elói de Souza, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Lajes, Apodi, Pau dos Ferros, Portalegre, São Rafael, Goianinha, Macau, Alto do Rodrigues.
Também participaram os secretários de Estado Olga Aguiar (Semjidh), Liane Ramalho (Sesap), Francisco Araújo (Sesed); adjuntos do Gabinete Civil, Ivanilson Maia, da Seap, Armeli Brennand, da Sesed, Osmir Monte, da Sethas, Adriano Gomes; Ana Cláudia Saraiva, delegada-geral da Polícia Civil; comandante da Patrulha Maria da Penha, coronel Soraia; subsecretário da Juventude da Semjidh, Gabriel Medeiros. Os deputados Divaneide Basílio e Francisco Medeiros representaram a Assembleia Legislativa. Presença também da secretaria municipal da Igualdade Racial de Natal, Yara Costa; da vereadora Brisa Bracchi e de representantes dos movimentos estudantis, sociais e comunidades negras.