Ao contrário do que tenta fazer parecer para a sua militância e população em geral, não é das mais tranquilas a situação do vereador Lawrence Amorim (Solidariedade) quanto à sua condição de elegibilidade para as eleições de outubro próximo, conforme trazido em primeira mão pelo Blog Na Boca da Noite.
O parlamentar tem feito circular em blogs e parte da imprensa controlada pelo governismo, que não há impedimento em relação ao registro de sua candidatura e, de fato, por enquanto. E isso se dá porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) ainda está analisando cada pedido de registro de candidatura. Ao analisar o pedido de Lawrence e a documentação que ele enviou é que o órgão vai se manifestar se o defere ou não.
A situação fática, no entanto, aponta que Lawrence terá muita dificuldade de conseguir o registro. Na melhor das hipóteses, concorrerá com a candidatura sub judice. As suspeitas são de que Lawrence teria perdido o prazo para se desincompatibilizar do cargo de presidente da Fundação Aldenor Nogueira, entidade que pertence à Câmara Municipal.
De acordo com a coluna “Bastidores de Fato”, do Jornal de Fato, embora Lawrence venha afirmando que deixou o cargo 3 dias antes do prazo estabelecido pela Legislação Eleitoral, o problema estaria no fato de que o ato de desincompatibilização não teria sido publicado em nenhum canal oficial. Nem no Jornal Oficial do Município (JOM) de Mossoró, tampouco no Diário Oficial da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN).
Ainda segundo o Jornal de Fato, para piorar a situação, Lawrence somente teria autenticado em cartório o documento com o pedido de desincompatibilização em 18 de abril, 18 dias após o fim do prazo. A situação é muito delicada, como atesta o jornal, e Lawrence sabe disso. Para não desanimar a militância, tem feito circular mensagens de suposta tranquilidade. Não é o que a realidade mostra.
Veja porque registro de candidatura de Lawrence vai enfrentar problemas
241