No dia de ontem, a empresa anunciou lucro de R$ 38 bilhões e pagamento de R$ 24 bilhões em dividendos
247 – O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, anunciou mudanças nas políticas de preços e distribuição de dividendos da estatal. “A Petrobrás terá preço menor, sem desgarrar do mercado externo”, afirmou ele, em entrevista ao jornal O Globo. Segundo o presidente da estatal, a nova estratégia comercial da empresa vai adotar preços de combustíveis distintos de acordo com cada região e cliente, mas sem se desgarrar do mercado internacional.null
“Outro desafio que a gente tem é harmonizar melhor o perfil de investidor da Petrobras. A Petrobras é uma empresa segura, um transatlântico. Se quiser uma lanchinha rápida, pega ações de uma startup de garagem, investe e vai lá para o oceano. Se vier uma onda maior, você pode perder tudo”, acrescenta Jean Paul Prates. “Se quiser um transatlântico, ele é mais devagar, se move mais lentamente, mas vai entregar lá no outro lado. O investidor que procura segurança é conservador e aceita rentabilidade menor. Achei um erro vender os gasodutos, a BR é outro erro crasso. Não tem outra congênere que fez o que a Petrobras fez: vender a empresa que interage diretamente com seus consumidores”, pontua, criticando a venda da BR Distribuidora.
Em relação aos preços, ele defende cautela. “Isso tem que ser feito com sabedoria e calma. Na campanha, o presidente Lula falou em abrasileirar o preço. Falei várias vezes que a gente tem que se libertar do dogma do PPI. Não faz sentido brigar tanto pela autossuficiência, ser até exportador, brigar pela autossuficiência em refino e dizer “agora o preço aqui é o de Roterdã mais o frete”, afirmou.