O Governo Federal lançou nessa quarta-feira, 8, Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual, que vai assegurar a oferta de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na população que está abaixo da linha da pobreza.
Já em 2021, a vereadora Larissa Rosado apresentou, na Câmara Municipal, projeto semelhante que sugeria a criação da política pública “Menstruação sem Tabu”, que visa promover a conscientização sobre a menstruação e o acesso a absorventes e produtos de higiene pessoal para estudantes a partir da 5ª série do Ensino Fundamental da rede pública, com o objetivo de evitar a evasão escolar, além de pessoas acolhidas em instituições mantidas pela Prefeitura Municipal de Mossoró e que estejam em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e famílias em situação de extrema pobreza.
A parlamentar ressalta a alegria pela assinatura do decreto federal. “Esse programa federal é uma vitória para milhares de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. Não é uma questão somente de higiene, mas de saúde pública”.
Dados
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa que prevê investimento de R$ 418 milhões por ano.
O programa atende os critérios do Programa Bolsa Família, que inclui estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema.
Também serão atendidas pessoas em situação de privação de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas. O ministério acrescenta que o programa, voltado a todas as pessoas que menstruam, alcançará mulheres cisgênero, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e intersexo.
Larissa comemora programa federal de distribuição de absorventes
111