Notas acadêmicas

Uern lança selo comemorativo dos seus 53 anos

 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora, em setembro de 2021, 53 anos de história consolidada como uma Instituição de Ensino Superior (IES) socialmente referenciada. Neste ano, as comemorações de aniversário da Universidade estão pautadas na difusão dos direitos humanos e Agenda 2030 da ONU. O selo comemorativo dos 53 anos foi desenvolvido pelo servidor Pablo Allende, da Agência da Comunicação da Uern, e tem o objetivo de ilustrar parte dos direitos essenciais que compõem a dignidade humana.

 

Programação

As comemorações dos 53 anos da Uern serão realizadas no mês de setembro. A programação inclui a 15ª edição do Festuern; a 2ª edição do Congresso Nacional Uern; exposição temática dos 53 anos da Uern; além da tradicional Assembleia Universitária de 28 de setembro, ocasião na qual acontecerá a transmissão de cargo para a reitora eleita Cicília Maia e o vice-reitor eleito Chico Dantas.

 

II Congresso Nacional UERN

Dentre uma série de atividades comemorativas dos 53 anos da UERN, entre elas está a segunda edição do Congresso Nacional UERN, que neste ano discutirá o tema “(Re)conexões para a educação do amanhã” e também faz homenagem ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire. O congresso foi pensado pela instituição como um grande momento de debates, discussões e reflexões acadêmicas no mês de aniversário da instituição. O evento vai acontecer de forma on-line, com a presença de estudantes, pesquisadores, professores e diversos profissionais em atividades, como conferências, salas temáticas, oficinas e mostras de projetos. Mais informações podem ser vistas no site: https://bit.ly/congressouern.

 

Parceria

UERN e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró tiveram uma segunda reunião em preparação a um novo convênio que será criado para beneficiar a comunidade acadêmica, o setor comerciário e a população mossoroense como um todo. Inicialmente, a parceria deve ampliar os campos de estágio para alunos, oferecer e ampliar os serviços de saúde no Ambulatório da Faculdade de Enfermagem (FAEN) para os trabalhadores do comércio e realizar estudos econômicos no setor.

 
Inscrição aluno especial do PPGCISH

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), abriu processo seletivo para candidatos a alunos especiais para o semestre letivo 2021.2. São ofertadas cinco disciplinas em diferentes dias e horários. Poderão se inscrever portadores de diplomas de graduação da área de Ciências Sociais, Humanas e afins, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). As inscrições deverão serão realizadas entre os dias 12 e 13 de agosto de 2021, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, através de link disponibilizado na página principal do site do PPGCISH.


UFRN

O programa de pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN também lançou abertura de inscrição para aluno especial de mestrado ou doutorado. Prazo: 28 a 30/07/21, até as 16h, pelo e-mail do PPGEM:
[email protected] Os detalhes e documentação estão no e www.cchla.ufrn.br/ppgem

 

E-book

A UFRN lançou o terceiro volume da Coleção Corpo, Cultura e Educação Física. Trata-se de um e-book que reúne trabalhos escritos por alunos, professores e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN). A publicação está disponível para acesso gratuito no Repositório da UFRN. A coletânea, publicada pela Editora da UFRN (EDUFRN), aborda a temática do corpo em seus aspectos biológicos, sociais,  filosóficos e pedagógicos. A publicação está organizada em quatro eixos temáticos: Corpo, Natureza e Cultura; Corpo e Saúde; Corpo e Educação; e Corpo, Práticas Corporais e Esporte. O e-book também inclui a produção de outros programas de pós-graduação da UFRN e de outras instituições. 

 

Escola Multicampi de Ciências Médicas

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a primeira do Brasil a receber a certificação concedida pela rede The Network: Towards Unity For Health (TUFH), organização internacional que ajuda as instituições a se tornarem mais socialmente responsáveis por meio da Ferramenta de Responsabilidade Social de Autoavaliação Institucional (ISAT, em inglês). Conforme o órgão, essa estratégia demonstra a dedicação institucional para atender às necessidades prioritárias de saúde das pessoas e da sociedade hoje e no futuro. A certificação foi entregue na última sexta-feira, 23, em cerimônia online com a presença do diretor executivo da TUFH, Nicholas Torres, e do conselheiro regional de recursos humanos para o desenvolvimento da saúde da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), José Francisco García Gutiérrez.

5/5
Williams Vicente

Williams Vicente

Jornalista, mestre em Ciências Sociais.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais