Nos últimos tempos, mais especificamente em 2021, estamos quase sempre sendo surpreendidos negativamente com frequentes aumentos nos valores do combustível. Podemos perder a conta de quantas vezes o preço da gasolina já subiu consecutivamente no ano, acompanhando a alta do dólar.
Mas e qual a relação da variação do dólar e os preços dos combustíveis no país? De forma simples, a moeda norte-americana influencia o preço da gasolina porque, desde julho de 2017, a Petrobras baseia o valor do barril de petróleo em dólar para fazer reajustes na gasolina nacional.
Ou seja, quando o dólar está alto, o preço do barril de petróleo também sobe, impactando diretamente no combustível no Brasil.
A Petrobras usa um conceito denominado paridade de importação para definir os preços, que calcula quanto custaria a vender combustível importado no país. O cálculo leva em consideração cotações internacionais, taxas de câmbio e custos logísticos.
Assim, com o dólar tendo altas históricas a cada dia, o valor da gasolina também vem crescendo.
Por que o dólar afeta o preço do Álcool?
O álcool, assim como a gasolina, também é impactado diretamente pela alta do dólar porque, com o valor da gasolina mais alto, a demanda do álcool também aumenta. Dessa forma, o preço do combustível também sobe.
Como é formado o preço do combustível?
No Brasil, o preço do combustível está diretamente ligado ao preço do barril de petróleo, que é uma commodity (matéria-prima básica). Esse preço oscila no mercado internacional diariamente, dependendo de diversos fatores. Assim, quando o dólar está mais caro, paga-se mais pelo barril de petróleo.
Dessa forma, o preço do combustível que chega ao consumidor é composto pelos seguintes valores
• Custo de produção e lucro da Petrobrás;
• Custo do Etanol Anidro, produto adicionado à gasolina;
• Lucro das distribuidoras e postos;
• Impostos estaduais e federais.
Com isso, é preciso lembrar que o dólar tem ficado mais caro, o que faz com que o preço do combustível cresça.
Enfim
O Brasil é um grande produtor de combustível, mas ainda assim o preço do álcool e gasolina são afetados pela oscilação do dólar, uma vez que insumos para sua produção são negociados na moeda americana. Assim, para acompanhar as variações no preço da gasolina, fique por dentro da cotação do dólar.
E Mossoró? Porque justamente em Mossoró a gasolina é tão cara, uma das mais caras do País? Hahaha. Coisas que do País de Mossoró. Mais uma. Essa, das piores. Um dia quem sabe alguém abre essa “Caixa de Pandora”.
Saiba mais. Confira na animação abaixo uma explicação porque o nosso combustível é tão caro:
Fonte: remessaonline.com.br