Já pensou uma diversidade de livros ao alcance de todos? Uma minibiblioteca numa calçada da rua, onde você pode chegar e pegar um livro sem qualquer restrição? É o que proporciona o projeto “Casa das Palavras – Luz, Cultura, Movimento” instalada em Messias Targino.
“Casinha sem fechadura, para qualquer um acessar”, como disse o poeta Paulo Almeida, um dos integrantes da equipe que está a frente do desenvolvimento do projeto na cidade. A Casa foi Inaugurada na última quinta-feira (14), na rua Genuíno Fernandes Jales, 800. Inicialmente com 60 títulos, o acesso é na residência do professor e poeta Pedro César, coordenador local do projeto.
Qualquer pessoa pode pegar um livro e levar para casa. A orientação dos que estão na monitoração é que, quem pegar o livro, possa devolver após a leitura. Isso para que tenham acesso livre para retirar mais títulos e também possibilitar a multiplicação de leitura. Além disso, a “Casa das Palavras”, também recebe doação de livros, o que possibilitará a ampliação do acervo.
“A leitura é fundamental na vida do ser humano. Saber interpretar, compreender a realidade, desenvolver a capacidade de análise crítica, facilidade no aprendizado, são benefícios adquiridos por quem tem o hábito da ler”, destacou Pedro. Ele acrescenta que a cidade só tem a ganhar, principalmente porque o projeto é direcionado a todos os públicos e ainda conta com a participação de professores, poetas, escritores e amantes da poesia que vem fortalecendo o trabalho de incentivo a leitura.
A Casa das Palavras já chegou a várias cidades do Rio Grande do Norte. O projeto, idealizado por Rilder Medeiros, tem o patrocínio da Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo a Cultura.
O estudante Rafael Praxedes, 15 anos, foi prestigiar a inauguração e já aproveitou para levar o seu livro. “É maravilhoso o desenvolvimento desse projeto. Parabéns a todos que organizaram e articularam para que chegasse aqui na nossa cidade. A gente só tem a agradecer a todos os envolvidos pelo esforço constante nesse trabalho de incentivo a leitura”, destacou
Projeto “Casa das Palavras” Chega a Messias Targino
445