Catedral de Santa Luzia, marco zero. Aqui tudo começou…

A história conta que foi aqui que Mossoró surgiu, que virou vila e depois município. A primeira edificação no local foi uma capela fundada oficialmente no dia 5 de agosto de 1772, por Antônio de Souza Machado, e sua mulher, Rosa Fernandes, na antiga fazenda Santa Luzia. Em 13 de julho de 1801, Rosa Fernandes, doou o patrimônio da Capela de Santa Luzia, onde já eram enterrados os mortos da cidade desde 1773. Em 1830 a capela recebeu a imagem de Santa Luzia, em madeira, esculpida em Portugal.
Até 1842, a capela era ligada à freguesia de Apodi. Naquele ano, foi elevada à categoria de igreja matriz. Com o crescimento da cidade, ficou pequena para atender às necessidades da população. Assim, em 24 de março de 1858 iniciou-se a sua reconstrução, no mesmo local. A obra demorou dez anos, e a igreja foi reinaugurada ainda sem a conclusão das torres, que só ficariam prontas em 1910 quando o padre Pedro Paulino Duarte da Silva promoveu na época uma meritória campanha em prol da conclusão das torres da igreja. Em 28 de julho de 1934 , com a criação da Diocese de Mossoró, a matriz de Santa Luzia foi elevada à categoria de catedral diocesana.

Fonte: Wikipedia

Vamos começar…

Ao longo dos próximos dias vamos iniciar uma trajetória aleatória. Em nossas andanças pela cidade vamos retratar e mostrar detalhes escondidos, curiosidades, cotidiano entre outras particularidades da nossa Mossoró, na Mossoró da Gente. Venham conosco, participe, comente, interaja conosco nessa caminhada.

Deixe um comentário

5/5
Emanuel de Castro

Emanuel de Castro

Produtor Cultural, agitador social, amante da cidade de Mossoró como ela é e apaixonado pelo mar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais