Através do K-pop, a cultura sul-coreana tem dominado a música. BTS, Black Pink, EXO, são apenas alguns dos grupos que acumulam milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube, além de uma legião de fãs que os acompanham. Além da música, outro sucesso do continente asiático são os doramas, produções audiovisuais de drama.
“Dorama” faz referência à pronúncia da palavra “drama” em japonês. O tipo de produção não pertence a um país específico, mas há uma grande produção dessas séries na Coreia do Sul, Japão, China e Tailândia. Em resumo, doramas são produções dramatizadas da televisão japonesa. No Japão, a pronúncia da palavra “drama” soa como “dorama”, por isso o nome! Estas produções têm um formato parecido com as séries norte-americanas, que são bem populares aqui no Brasil. Os episódios também são semanais, e a história geralmente gira em torno apenas de um núcleo principal – diferente das novelas, que costumam acompanhar vários núcleos.v
O fato é que a fama dos doramas já ultrapassou o continente asiático e tem crescido cada vez mais no Brasil.
É o que mostra a pesquisa do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, realizada em 18 países pela Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional, entre setembro e novembro de 2020. O estudo revela que o Brasil é o terceiro lugar no mundo e o primeiro nas Américas onde houve maior aumento de audiência dos doramas coreanos.
Entenda a diferença entre doramas e séries
Talvez você já tenha esbarrado com produções do leste asiático na Netflix, mas nunca entendeu de fato o que faz um dorama ser diferente de uma série ou novela. O que é um dorama, qual é a diferença entre doramas e k-dramas e, claro, dicas de onde assistir.
Mas, se você se apaixonar por um dorama e quiser assistir várias temporadas, isso provavelmente não vai acontecer. É bem incomum que estas produções ganhem muitas continuações, pois geralmente são histórias com um roteiro bem fechadinho. Elas tem início, meio e fim, sem muitos “cliffhangers”, aqueles finais que deixam arcos abertos e nos prendem esperando uma sequência. Claro que para toda regra existe uma exceção: a primeira temporada de “Love Alarm”, k-drama da Netflix, terminou com o maior cliffhanger que a história poderia ter naquele momento – mas não vamos dar spoilers!
Como qualquer série, os doramas tem várias temáticas e gêneros, como comédias românticas, dramas de época, aventuras e até dramas médicos, tipo “Grey’s Anatomy” – se você é fã de “Grey’s”, deveria conferir “Hospital Playlist” na Netflix. Os episódios dos doramas costumam ser um pouquinho mais longos do que os 40 minutos das séries ocidentais e as temporadas têm entre 10 e 20 episódios. Por ter as suas particularidades, doramas não são nem novelas, nem séries, mas algo como um híbrido entre os dois.
Entenda a diferença entre doramas e k-dramas
Todas as séries asiáticas são doramas? Tecnicamente, não. Como a gente explicou, “dorama” é como soa a pronúncia de “drama” em japonês. Por isso, apenas as produções do Japão são, de fato, doramas. Os dramas sul-coreanos podem ser chamados carinhosamente de k-dramas. Também existem os dramas da China, da Tailândia, do Taiwan… o que não falta é conteúdo!
No entanto, como foi o termo “dorama” que se popularizou pelo mundo, é bem comum que a galera acabe se referindo assim à várias produções que não são japonesas. Você também pode ver os termos “dorama coreano” ou “dorama chinês” sendo usados. Mas precisamos te lembrar: não é legal generalizar todas as culturas e produções do leste asiático como a mesma coisa, ok? Cada uma tem as suas particularidades, e precisam ser respeitadas.
Onde assistir doramas e k-dramas?
Dentre as plataformas de streaming mais conhecidas, a Netflix é a que carrega um catálogo mais extenso de doramas e k-dramas. Lá você encontra alguns dos títulos mais queridos pelos fãs do Brasil, como “Tudo Bem Não Ser Normal”. Mas existem aplicativos para celular, que estão disponíveis tanto para Android quanto iPhone, com catálogos muito legais! Procure pelo Viki ou pelo Kocowa, ambos com conteúdos gratuitos e opções pagas. E se você também é fã de K-Pop, se liga: nesses aplicativos, você também encontra shows e outros conteúdos. Vai lá conferir!
Fonte: opovo.com.br e purebreak.com.br